Cinco sinais de que sua empresa precisa de um ERP

Está demorando cada vez mais para reconciliar as finanças no final do mês. Suas previsões de vendas são baseadas mais em adivinhação do que em números sólidos. Sua empresa está tendo problemas para acompanhar o volume de pedidos. Como resultado, a satisfação do cliente está diminuindo. Você não tem ideia de quanto estoque tem em seu armazém, e  é difícil descobrir essa informação. Se esses sinais se aplicam ao seu negócio então está na hora de investir em um sistema ERP .

Como toda empresa é única, não há um indicador único que diga: “Você precisa de ERP agora!”. No entanto, as empresas que mais se beneficiariam com o software de ERP enfrentam problemas e frustrações semelhantes. Sua empresa está enfrentando alguns desses mesmos problemas? Continue lendo para descobrir os cinco principais sinais de que sua empresa está pronta para o ERP.

# 1: Você tem muitos softwares diferentes para diferentes processos

Gaste alguns minutos pensando em como os funcionários da sua empresa registram, rastreiam e processam informações. A equipe de contabilidade usa um sistema para contas a receber e contas a pagar e as vendas usam outro para fazer pedidos de clientes? O processo de recebimento e entrega desses pedidos e contabilização é um processo manual demorado? Os funcionários do seu armazém usam uma solução completamente diferente para rastrear a remessa e o recebimento?

Quando vários sistemas de front-end e back-end são executados separadamente, isso pode causar estragos nos processos destinados a garantir que sua empresa esteja funcionando sem problemas.

 Sem dados precisos das vendas, o gerenciamento de inventário pode sofrer, embora a falta de informações mais recentes da contabilidade possa desencadear um efeito cascata em tudo, desde orçamentos de marketing a folha de pagamento.

O software ERP integra esses sistemas para que cada função comercial conte com um único banco de dados. Com uma fonte de informações que contém dados precisos e em tempo real, uma solução de ERP interrompe as falhas de informações. Além disso, ajuda a equipe a tomar melhores decisões mais rapidamente e libera seu tempo para trabalhar em exercícios de maior valor, como ajudar os negócios a crescerem ainda mais rápido.

# 2: Você não tem acesso fácil a informações sobre sua empresa

Se alguém lhe perguntasse qual é a sua margem média de vendas, quanto tempo você levaria para descobrir? E quanto a outras principais métricas de desempenho, como pedidos por dia ou vendas até o momento? Para empresas que confiam em sistemas isolados e em planilhas que precisam ser constantemente atualizados e reconciliados manualmente, pode ser uma longa espera.

O ritmo dos negócios é mais rápido do que nunca. Isto significa que os funcionários de toda a empresa precisam de acesso imediato aos principais dados. Com uma solução de ERP, os executivos podem ter uma visão holística das operações de negócios a qualquer momento. Enquanto isso, outros funcionários podem obter as informações necessárias para realizar seus trabalhos com mais eficiência. Por exemplo, os representantes de vendas devem poder visualizar o histórico completo de transações de um cliente e melhorar de forma mais proativa as taxas de renovação. Assim, conseguem aumentar as oportunidades de upsell e venda cruzada.

# 3: A contabilidade demora mais e é mais difícil

Muitas vezes, os primeiros sinais visíveis de que sua empresa precisa de software ERP virão do seu departamento de contabilidade. Se seus funcionários dependem de faturas em papel e pedidos de vendas – e passam horas toda semana inserindo-os manualmente em diferentes sistemas de contabilidade e vendas -, é necessário considerar quanto tempo está sendo desperdiçado em tarefas que o software ERP pode executar em um instante.

O mesmo vale para os relatórios financeiros…

Se levar séculos para consolidar ou reconciliar informações financeiras entre sistemas e através de inúmeras planilhas, uma solução de ERP pode causar um impacto significativo. Com todas as informações financeiras em um único banco de dados, a equipe de contabilidade não precisará gastar horas postando informações cruzadas, revisando números ou reconciliando dados manualmente. Sua equipe de contabilidade será mais produtiva, liberando-os para entregar relatórios críticos sem atrasos e frustrações.

# 4: Sem um ERP, as vendas e a experiência do cliente estão sofrendo…

À medida que as empresas crescem, um de seus maiores desafios é frequentemente o gerenciamento de estoques. Garantir que a quantidade certa de produtos esteja no local certo e na hora certa é uma parte vital das operações comerciais.

Quando os dados de vendas, estoque e clientes são mantidos separadamente, eles podem criar sérios problemas em toda a empresa. Se você ficar sem um produto popular, as vendas serão desativadas até a próxima remessa. Enquanto isso, se um cliente ligar para obter informações sobre um pedido e os funcionários não conseguirem rastreá-lo para ver se ele foi enviado – ou se está em estoque -, sua empresa começará a desenvolver uma má reputação de confiabilidade e serviço.

Com um sistema ERP, todos os departamentos terão acesso às mesmas informações atualizadas

Os representantes do cliente devem poder responder às perguntas dos clientes sobre status de pedidos e remessas, status de pagamento, problemas de serviço etc., sem precisar desligar o telefone e verificar com outro departamento. Melhor ainda, os clientes devem poder simplesmente acessar a conta online e visualizar informações de status. Enquanto isso, o gerente do armazém pode ver que o estoque está ficando baixo e pode reordenar.

# 5: Sua TI é muito complexa e consome tempo

Uma das maiores desvantagens de ter vários sistemas em sua empresa é que o gerenciamento de TI pode se tornar um pesadelo. Personalizar esses sistemas, integrá-los e mantê-los com patches e atualizações pode ser um processo complexo, caro e que consome tempo e recursos críticos.

Se sua colcha de retalhos de sistemas inclui software comercial legado no local, as atualizações do sistema podem ser muito problemáticas. Essas atualizações não são apenas caras e demoradas, mas também podem desfazer personalizações implementadas pela equipe de TI. 

Em vez de adicionar mais software – e complexidade – a um sistema já ineficaz, a tecnologia ERP pode lhe dar agilidade para responder rapidamente às mudanças nas necessidades de negócios. 

É por isso que contar com o suporte de um ERP da Siac Sistemas é fundamental para a boa gestão da sua empresa. Com a Siac, as atualizações do sistema não serão mais um problema, e você poderá adicionar novas funções à medida que sua empresa cresce e muda. Fale agora mesmo com a nossa equipe! Estamos sempre à disposição para te atender e responder suas dúvidas!