Funções do ERP e suas características

O ERP é, certamente, uma ferramenta necessária para se manter competitivo no mercado atual. Ela auxilia as operações comerciais de sua empresa de um jeito muito eficiente, integrando aplicativos e gerenciando recursos. Mas, o que um ERP pode fazer especificamente? Para responder a essa pergunta, precisamos entender as funções do ERP.

Requisitos Funcionais do ERP

Existem algumas coisas que todo ERP deve conter. Você pode pensar nos requisitos funcionais do sistema ERP como os benefícios e experiências que um sistema ERP fornece.

Módulos centralizados

Graças a eles, os usuários podem gerenciar tarefas agrupadas sem precisar alternar aplicativos ou telas. Todas as informações necessárias para uma determinada operação devem ser alojadas na mesma parte do sistema.

Banco de dados do ERP

Os sistemas ERP dependem de um banco de dados central a partir do qual todos os aplicativos recuperam informações. Isso fornece a todos os usuários uma única fonte de verdade, garantindo que todos os departamentos e equipes trabalhem com o mesmo conjunto de informações.

Integração

Os aplicativos ERP são totalmente integrados. Isso permite ao usuário uma navegação tranquila pelo sistema, pois não há a sensação de estar em diferentes aplicativos. Eles compartilham informações livremente entre si e em tempo real. O ERP elimina redundâncias e fornece informações atualizadas.

Módulos e Funções do ERP

Além dos requisitos funcionais, você precisa procurar as funções específicas do ERP que beneficiarão seus negócios. Conheça os módulos e funções populares do sistema:

Fabricação

Antes do ERP, havia MRP ou planejamento de recursos de fabricação. Mas as empresas perceberam que precisavam de apoio para suas operações de back-office também. Quando as ferramentas de back-office foram adicionadas ao MRP, começaram a parecer mais com os sistemas ERP no mercado atual. A funcionalidade de manufatura permaneceu importante até hoje.

A manufatura ajuda as empresas a gerenciar o desenvolvimento e a produção de seus produtos. Essa funcionalidade de ERP oferece aos usuários as ferramentas necessárias para gerenciar recursos, finanças e o chão de fábrica. Seu sistema de manufatura deve auxiliar no planejamento e agendamento, orçamento, previsão, aquisição e gerenciamento de materiais. Além disso, muitas soluções de manufatura contam com ferramentas de gerenciamento de projetos para acompanhar as interações do projeto.

Todas essas ferramentas devem funcionar juntas para agilizar seu processo de fabricação. Isso dá à sua equipe mais tempo e recursos para dedicar à criação de produtos, ao invés de erros de documentação ou endereçamento.

Contabilidade

Como mencionado acima, o ERP surgiu da necessidade de combinar as funções de fabricação e de back-office. A contabilidade, como um desses processos de back-office, tem sido a função principal do ERP. Ferramentas contábeis suportam contas a receber, contas a pagar e funções de contabilidade para gerenciar suas finanças. O software de contabilidade suporta funções adicionais, como folha de pagamento, controle de tempo e relatórios fiscais.

Mas o software de contabilidade funciona de forma um pouco diferente quando incorporado em um ERP. Nessa situação, o banco de dados do ERP fornece automaticamente ao módulo de contabilidade os dados dos processos de toda a empresa. Isso significa algumas coisas. Primeiro, reduz o tempo que sua equipe de contabilidade precisa gastar na coleta de informações financeiras. Em segundo lugar, reduz as chances de entrada e erros. Por último, dá a sua equipe uma visão abrangente de suas finanças.

Funções do ERP nos Recursos humanos

Recursos humanos é outra função de back-office que os ERPs modernos facilitam. O software ERP abrange todas as funções de RH pelas quais um funcionário passa durante o tempo em que trabalha na sua empresa. Uma função ERP especialmente importante é o rastreamento de candidatos. O software de rastreamento de candidatos permite que os usuários mantenham um registro dos possíveis funcionários durante o processo de recrutamento. Ele permite que sua equipe de RH procure os melhores candidatos de acordo com os critérios definidos pela sua equipe.

A funcionalidade de RH também encapsula o processo de integração e a administração de benefícios. Além disso, o RH lida com funções como treinamento, folha de pagamento e gerenciamento de desempenho. O gerenciamento de desempenho é auxiliado em parte por relatórios e ferramentas analíticas. Graças ao banco de dados do ERP, todos os aplicativos do sistema coletam dados da mesma fonte. Isso pode ajudá-lo a reconhecer padrões nas suas práticas de contratação e desempenho dos funcionários.

Gestão de Relacionamento com o Cliente

Um forte relacionamento com sua base de clientes é a base de todas as suas outras funções de negócios. Sem clientes fiéis, simplesmente não haverá um negócio para ser executado. As ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) tornam mais fácil a promoção dessas conexões. A funcionalidade do CRM ajuda as empresas a rastrear campanhas, fomentar leads e manter informações do cliente. Embora existam muitas soluções autônomas que podem executar essas tarefas, um CRM integrado pode transformar seus negócios.

Sem um CRM totalmente integrado, você pode estar inserindo os dados do cliente em todos os seus aplicativos separadamente. Isso não é apenas uma perda de tempo, mas também um grande problema. É improvável que cada entrada inclua dados abrangentes sobre seus clientes. Sua equipe atual pode estar acostumada a ir a uma fonte de histórico de compras e outra fonte para informações de faturamento. Mas isso fica complicado quando você contrata novos membros da equipe. Em vez de ensinar as peculiaridades e soluções alternativas do seu sistema atual, você poderia simplesmente adotar um CRM integrado.

Um CRM como parte de uma solução de ERP fornece dados completos do cliente em um só lugar. Permite o acesso rápido do usuário quando os dados do cliente são necessários para fins de envio, faturamento ou marketing.

Funções do ERP: Gestão de inventário

Como os ERPs são destinados predominantemente a empresas que gerenciam bens, o gerenciamento de estoques inevitavelmente desempenha um grande papel no sistema. As soluções de gerenciamento de estoque fornecem aos usuários mais controle e visibilidade sobre o estoque. Entretanto, assim como os módulos acima, o gerenciamento de estoque funciona melhor como parte de um ERP multifuncional maior.

Quando esse é o caso, o software de inventário troca dados com registros de fabricação, distribuição, vendas e clientes. Isso proporciona maior visibilidade da cadeia de suprimentos e ajuda os usuários a prever problemas, como a entrega atrasada devido a baixos níveis de estoque, com maior precisão. O software de gerenciamento de inventário também pode prever a demanda com a ajuda de ferramentas de análise. Isso pode ajudar a determinar as melhores táticas de vendas para determinados produtos durante certas partes do ano.

Funções do ERP: Distribuição

A distribuição envolve os processos que levam o produto de uma empresa do depósito até seu destino final. Como no gerenciamento de estoque, a distribuição se beneficia das outras funcionalidades do ERP com as quais ele está integrado. As ferramentas de distribuição gerenciam funções como compras, atendimento de pedidos, rastreamento de pedidos e suporte ao cliente. A integração de dados de gerenciamento de inventário é especialmente útil durante essas operações, pois fornece aos usuários uma visão de onde o produto está e quanto estará disponível.

Além disso, os dados do CRM também são úteis durante a distribuição. Essas ferramentas fornecem informações de faturamento e pagamento, mas também fornecem informações sobre quem é uma prioridade. Isso garante que seus clientes mais importantes recebam a atenção de que precisam primeiro.

Business Intelligence

Business intelligence (BI) fornece aos usuários as ferramentas necessárias para aproveitar os dados que seu ERP já processa. A funcionalidade de BI coleta dados de todo o ERP e analisa as informações para fornecer uma compreensão mais profunda de seus processos de negócios. O Analytics pode detalhar padrões em suas operações, revelando hábitos positivos e negativos. O Google Analytics também pode prever tendências futuras para que você possa ver os problemas na linha.

O BI usa ferramentas de relatório para transmitir dados aos usuários. Ferramentas básicas podem fornecer tabelas, no entanto, existem opções mais avançadas que oferecem painéis personalizados, gráficos e outras visualizações de dados. Os relatórios permitem que os líderes da empresa tomem decisões de negócios mais estratégicas com base em dados e fatos.

Próximos passos

Esperamos que, com este artigo, você tenha entendido um pouco mais sobre as funções do ERP. E se está convencido de que esta é a melhor solução para a sua empresa, procure a Siac Sistemas. Desenvolvemos ERPs personalizados, de acordo com as necessidades do seu negócio. Seja qual for o caso, fazemos uma avaliação completa para garantir uma implementação bem-sucedida.