Registro de nota fiscal: conheça a importância dessa prática

O registro de nota fiscal é uma forma de proteger o meio utilizado pela empresa, para informar à Receita Federal sobre sua participação comercial. O registro de nota fiscal, também permite comunicar sobre documentos fiscais lançados por terceiros, sem o seu conhecimento.

O registro de nota fiscal, também conhecido como Radar XML. Ele é tão importante quanto o seu armazenamento, que é uma forma de monitorar a entrada ou a compra dentro de uma empresa. Dessa forma é possível verificar, quais notas fiscais foram emitidas utilizando o CNPJ da sua empresa.

Essa é uma excelente forma que a empresa tem de declarar seu conhecimento ou não sobre uma NF-e relacionada ao seu CNPJ. Fazer o registro de nota fiscal é uma forma de prevenir o uso indevido do CNPJ.

O registro de nota fiscal permite que a Secretaria da Fazendo do Estado faça o monitoramento, para fins legais da empresa. Acompanhar esses registros é fundamental, pois eles revelam como anda a situação legal da empresa.

Registro de nota fiscal e a importância do monitoramento

O principal motivo do registro de nota fiscal não é apenas satisfazer os órgãos fiscais. Esse registro também possui uma grande utilidade para empresa que emite a nota fiscal, principalmente pela necessidade de resgatar essas informações.

Com o registro de nota fiscal a empresa tem como benefícios:

  • Facilidade de registro financeiro da empresa;
  • Verificação de irregularidades.

A empresa que faz o uso dessa prática está atestando para os seus clientes a seriedade e ao mesmo tempo, cumprindo com a sua situação legal.

Além do registro, também é preciso ter muita atenção com o armazenamento das notas. Não basta apenas guardar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE). Também é necessário guardar o arquivo XML que é onde estão todas as informações da NF-e.

Quer um sistema de gestão completo para a sua empresa? Conheça as soluções da Siac Sistemas, um sistema ERP feito para alavancar os resultados do seu negócio.