Sistema de gestão para indústrias: o que considerar antes da contratação?

A rotina industrial é complexa e envolve múltiplas tarefas e necessidades específicas. Por isso, em matéria de administração e controle, não basta contratar qualquer solução. É preciso contar com sistemas de gestão para indústrias, desenvolvidos com especificidade e qualidade. 

Diferentemente de empresas comuns, as indústrias precisam adotar medidas estratégicas com foco na compra de matéria-prima, manutenção de maquinário, segurança dos trabalhadores, produção, estoque, comercialização e logística de sues produtos.

Se a sua indústria ainda não encontrou um sistema que lhe ajude a otimizar todos esses departamentos, continue lendo o artigo e veja o que deve ser considerado na hora de adotar um software como este para o seu empreendimento!

Indústrias: mercado, perspectivas e desafios

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através dos resultados das Contas Nacionais Trimestrais, o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento industrial subiu 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Comparado ao mesmo período de 2017, o índice revelou alta de 0,8%.

Os dados mostram que há uma perspectiva de crescimento para atividade nos próximos períodos.  Entretanto, cabe ressaltar que as indústrias estão inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, e, portanto, precisam adotar estratégias diferenciadas e integradas visando o aumento da produtividade e da lucratividade do negócio.  

Neste contexto, poder contar com um bom sistema de gestão comercial é fundamental para o sucesso da atividade. 

Sistema de Gestão para Indústrias

Há muitas opções de sistemas de gestão disponíveis no mercado. No entanto, diante de todas as necessidades e particularidades do segmento industrial, recomenda-se a contratação de softwares especialistas no atendimento e gerenciamento de indústrias.

Quando utilizados juntamente com boas práticas administrativas, os sistemas de gestão empresarial otimizam a organização e promovem o controle de recursos, processos, pessoas e produção industrial.   

Outra vantagem da utilização desses softwares está na incorporação de todos os departamentos em apenas uma interface, facilitando o compartilhamento de informações importantes. Esse fator ajuda os gestores industriais a terem uma visão ampla dos diferentes processos que estão envolvidos na cadeia produtiva.

O auxílio na tomada de decisões também é um ponto muito importante no que se refere a esses softwares. Com a posse dos relatórios gerados pela ferramenta, é possível estabelecer metas, administrar as finanças e prevenir desperdícios e problemas.

Além disso, o uso de um sistema de gestão facilita o cumprimento de todas as obrigações fiscais. Ou seja, além de organizar todos os níveis gerenciais da indústria, essas ferramentas ainda ajudam a conter crises e demandas junto aos órgãos regulatórios.

Funcionalidades específicas

A administração, produção e logística são setores vitais para qualquer indústria. É através destes pilares básicos que a empresa consegue se manter no mercado de forma competitiva, produtiva e rentável.

Entretanto, com a grande responsabilidade que estas áreas possuem, surgem também grandes desafios em relação à gestão. Afinal, a empresa deverá encontrar meios de integrar e gerenciar todos os processos e demandas advindos desses departamentos com efetividade, agilidade e economia.

Neste sentido, a automação comercial pode auxiliar muito. Alguns softwares disponibilizam o PCP – Plano de Controle de Produção aos seus clientes, uma ferramenta poderosa para otimizar a rotina de trabalho, segmentar tarefas, reduzir custos e aumentar a produção.  

Plano de Controle de Produção

O PCP controla todas as etapas de produção industrial. Dessa forma, a empresa consegue ter uma visão ampla sobre o conjunto de ações e estratégias adotadas e pode corrigir falhas através de dados sólidos colhidos na ferramenta. Com efeito, as funcionalidades do PCP podem ser divididas em três aspectos:

  • Planejamento: estipula quais, quando e como os produtos serão produzidos;
  • Programação: estipula a matéria-prima necessária para compor o fluxo de produção;
  • Controle: monitora todo o processo produtivo para corrigir eventuais erros.

Dentre essas funções essenciais, podemos destacar outros recursos contemplados pelo PCP para ajudarem as indústrias a otimizarem o processo produtivo:

  • Ficha Técnica de Produtos Acabados e Semiacabados;
  • Controle de Processos de Produção;
  • Andamento da Produção;
  • Emissão de Ordem de Produção Personalizada;
  • Sugestão de Compra de Matéria-prima;
  • Sugestão de Produção;
  • Controle de Produção por Máquinas e Ferramentas;
  • Controle de Produção Terceirizada;
  • Produção por Lotes;
  • Gerência de Custos da Produção.

Se você ainda tem dúvidas em relação à implantação de um sistema de gestão em sua indústria, entre em contato com a Siac Sistemas. Há mais de 25 de anos no mercado, a empresa possui expertise no desenvolvimento de soluções para este segmento. Solicite uma consultoria gratuita!

web Autor