E-commerce: Como vender pela internet

Dicas para você começar a ganhar dinheiro no mundo digital

Para ser visto atualmente no mundo dos negócios, as empresas precisam se esforçar para estar fortemente presentes no ambiente digital. Ter um e-commerce não é um luxo, mas sim, uma necessidade. O Brasil é o terceiro país do mundo em que seus habitantes passam mais tempo navegando na internet. Isto significa que o hábito do consumidor mudou, então automaticamente as vendas precisam acompanhar essa novidade.

Ainda há muitas empresas que não utilizam o potencial das redes para ampliar seu nicho de vendas. Não estar no âmbito digital hoje significa deixar de abocanhar uma fatia de negócios muito grande. Segundo pesquisas, mais de 3 trilhões de dólares foram movimentados no último ano em vendas e-commerce. 82% deste total veio de empresas de pequeno porte.

Para quem realiza as compras, os benefícios de comprar pela internet são muitos. Por exemplo, comodidade, preços em geral menores, fácil comparação de preços, grande oferta de produtos e serviços. Além disso, entrega rápida e acesso a avaliações de outros consumidores. 

Já para os empresários, vender pela internet representa redução de custos, aumento da satisfação dos clientes, gestão de dados eficiente e potencial de crescimento ilimitado.

E-commerce próprio

Se você possui recurso financeiro para investir em sua loja própria, em primeiro lugar, realize um planejamento estratégico. Ele responderá a algumas questões como:

  1. Quem é seu público alvo?
  2. Quais produtos irá oferecer?
  3. Quais serão os preços?
  4. Quais serão os recursos necessários para vender em sua loja?
  5. Qual seu diferencial em relação aos seus concorrentes?

Para criar um e-commerce é necessário também ter uma plataforma que pode ser pronta. Ela deve incluir o sistema de pagamento, infraestrutura digital, servidores e segurança. Outra opção é comprar uma plataforma, fazendo um investimento inicial para ter a propriedade do sistema de gestão do e-commerce.

Ainda há a plataforma do WordPress, que oferece temas para lojas virtuais e plug-ins de integração, porém com recursos limitados.

Avalie de que forma será feita a cobrança dentro do e-commerce

No mercado há opções que terceirizam o pagamento, por exemplo, o PagSeguro e o PayPal. Há também aquelas que enviam o pagamento para instituições financeiras e também sistemas que conectam diretamente com operadoras como Cielo e Rede, por exemplo.

Outro fator que merece atenção na implantação de um e-commerce é a segurança do site. Devido ao site receber dados sigilosos dos clientes, é necessário providenciar sistemas antifraude, clonagem e roubo de cartões.

Administre a logística da loja virtual

Para que sua loja venda bem, todo o sistema de logística deve ser administrado e analisado diariamente. Desde a armazenagem, expedição e entrega dos produtos. Só há venda quando o produto está disponível em seu e-commerce.

O primeiro passo é fazer o controle de seu estoque, de forma a evitar falta ou acúmulo de produtos. Isto trará melhor saúde financeira da empresa e espaço adequado para armazenamento dos itens a serem vendidos.

Defina quais são os níveis mínimos de estoque de cada produto, qual tempo de reposição deles e quais são os critérios adotados para uma possível promoção, caso ele demore a sair. Tenha todas essas informações em uma planilha ou sistema de controle de estoque eficaz, de acordo com as necessidades da empresa. É importante que esse controle esteja sempre sendo consultado.

Faça um controle entre itens categorizados como ABC, sendo A como os itens com maior saída, B com médio volume de vendas e C com volume baixo. Desta forma, os itens A são prioridade nos seus pedidos.

Conte com logística de entrega eficiente

Para ter entregas mais rápidas e ganhar satisfação nos atendimentos, as entregas devem ser feitas dentro do prazo estabelecido, ou se possível, até antes da data combinada.

Quando as operações de entrega das mercadorias possuem sistemas tecnológicos, é possível potencializar toda a distribuição dos produtos, desde o faturamento e preparo para o envio até o momento em que o destinatário a recebe.

Tendo um serviço automatizado, a empresa pode manter seus níveis de estoque de acordo, ou por exemplo, avaliar se um item comprado precisa de embalagem específica e já solicitar que a mão de obra humana realize a separação do item e da embalagem, facilitando a vida de quem irá embalar ou enviar.

Outra vantagem é que usar a tecnologia permite ao comprador e ao lojista rastrear a mercadoria durante todo o percurso de entrega, e para quem o material foi entregue no final do percurso.

Hoje existem sistemas que permitem uma experiência de entrega de produtos ainda melhor para o consumidor. Uma delas é a “same day delivery”, quando o item é entregue no mesmo dia da compra. A ideia é que, dentro de determinadas regiões, as compras realizadas até certa hora sejam entregues no mesmo dia. Após esse horário, o destinatário recebe suas mercadorias no dia seguinte.

Outro modelo comum é quando o consumidor escolhe o produto pela internet, efetiva a compra, mas ao final opta por retirar o item na loja física, evitando filas e o frete. Há também modalidades novas de comércio quando o público conhece a peça em loja física, mas não pode efetivar a venda ali, somente pela internet. Este tipo de compra beneficia o empresário que não precisa manter um grande estoque em cada loja, mas sim em um único galpão e distribui após as compras virtuais.

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