Caixa 2 nas empresas: quem paga essa conta é você

O caixa 2 nas empresas é uma prática financeira ilegal. Trata-se de um caixa paralelo e que consiste em não registrar determinadas entradas ou saídas de um fluxo de caixa. A fim de evitar a incidência de impostos, o dinheiro do caixa dois é destinado para o financiamento de atividades ilegais. Em geral, uma dessas atividades é o bolso do próprio empresário.

O caixa 2 nas empresas é uma contabilidade paralela àquela que apura os atributos devidos pela empresa. Dessa forma, os valores do caixa 2 não são informados ao governo como uma receita que a empresa auferiu. Com isso, não existirá tributação sobre eles.

O simples fato de um vendedor realizar uma venda sem a emissão da nota fiscal constitui em caixa 2 nas empresas. A nota fiscal é o registro legal e contábil da receita obtida com a venda ou prestação de serviço.

Outro problema gerado pelo caixa 2 nas empresas é devido à falta de controle, isso propicia tanto o desfalque no estoque, quanto o roubo por parte dos colaboradores.

Crimes associados ao caixa 2 nas empresas

Não declarar receitas ou despesas caracteriza como um crime tributário e configura sonegação de impostos. Pessoas ou empresas que omitirem transações para driblar o leão e pagar menos impostos de renda estão cometendo sonegação fiscal.

Toda saída, tributada ou não, deve ser acompanhada de uma nota fiscal. Caso contrário à empresa constituiu um caixa 2 nas empresas, devido à falta do registro legal e contábil.

A prática do caixa 2 nas empresas esconde uma parte ou todo o lucro de uma empresa com a finalidade ilegal de diminuir os impostos a serem pagos. Essa prática constitui em crime de sonegação fiscal, previsto na Lei N°4.729/1965.

A receita federal possui ferramentas exatas, que identificam o cruzamento de dados de clientes, fornecedores e cartões de crédito. Tanto através de gastos não comprovados, quanto por denúncias ou qualquer outro fator. Com isso, em algum momento, essa prática criminosa será descoberta.

Ao ser descoberto o caixa 2 nas empresas, as consequências são gravíssimas e com grande possibilidade de resultar na prisão do empresário. Outra desvantagem do caixa dois é que ao deixar de registrar a receita corretamente, o fluxo de caixa fica sem informação. Isso prejudica os números obtidos pela gestão financeira e a contabilidade dos negócios.

Essa prática, também atrapalha a capacidade financeira da empresa perante os bancos na hora de conseguir um empréstimo.