EPR para indústrias: saiba mais

Você conhece o sistema EPR e como ele pode auxiliar o funcionamento de sua empresa ou indústria? ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning. Nada mais é do que um software responsável pelo gerenciamento das informações relacionadas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais de uma empresa. Um ERP pra indústrias podem trazer muitas comodidades e facilitar a rotina de vários setores administrativos do seu negócio.

A finalidade deste gerenciamento é centralizar todas as informações, controlando todos os processos que envolvem o desenvolvimento da companhia. Ele também é pode ajudar os gestores nas tomadas de decisões. Em resumo, é uma solução inteligente, que otimiza tempo e, consequentemente, dinheiro. Ou seja, implantá-lo é garantir que todas as informações da empresa serão guardas e utilizadas quando for necessário.

Sistema ERP para indústrias

Em uma indústria, onde a escala de produção é larga e precisa ser estar alinhada para não causar prejuízos, o sistema ERP dá suporte à maior parte das operações: suprimentos, manufatura, manutenção, financeiro, entre outros.

A implementação do sistema ERP para indústrias aumenta a eficiência da produtividade dos maquinários. Uma das principais vantagens em aderir a esta tecnologia é que os dados não precisam ser inseridos manualmente. Isto agiliza todos os processos produtivos. Assim, todos os dados de todos os setores são concentrados em apenas um sistema e mantidos atualizados em tempo real.

Com isso, é possível ter controle sob toda a equipe e identificar quais são os recursos que estão sendo utilizados de maneira efetiva. Caso isto não esteja acontecendo, é possível implementar estratégias que reduzam ou eliminem custos desnecessários.

Esta é outra grande vantagem do uso do sistema ERP, pois alinha completamente o fluxo das tarefas. Entende quais devem ser as atividades de acordo com a ordem de produção, reduzindo perdas durante o processo de produção.

Também é possível acompanhar toda a capacidade da indústria em tempo real e saber o que está acontecendo com a empresa. Conhecendo a capacidade da empresa, os gestores podem alinhar métricas de crescimento de maneira efetiva.

Desafogar as equipes

Há muitos casos de colaboradores, especialmente nas indústrias, devido à demanda de trabalho, que se sentem sobrecarregados. Muitas vezes, não conseguem desempenhar serviços com qualidade em algumas funções.

Quando há uniformização dos processos com o sistema tecnológico, algumas funções que eram feitas mecanicamente passam a ser feitas de forma automática pelo ERP. Assim falhas e erros são eliminados. Com este suporte, os funcionários ganham autonomia. Por exemplo, podem realizar novos desafios e dar a devida atenção para outras áreas que impactem mais no resultado da empresa.

Segurança de dados

É muito importante, que ao contratar o serviço, o empresário esteja atento à segurança nas informações. Uma vez que dados bancários serão inseridos ali, pois o sistema integra as informações do setor financeiro, todas os dados devem ser mantidos em segurança. Isto pode ser feito por meio da definição de permissões de acesso e log de alterações.

A partir das informações atualizadas em tempo real e a inserção de novos documentos, o gestor consegue dinamizar a rotina. Terá acesso rápido às contas a pagar e a receber, datas de recebimento e pagamento, necessidade de estoque e do volume de vendas. Também é possível acompanhar toda a movimentação bancária através da leitura automática de extratos bancários e outros serviços, por exemplo.

web Autor