Prazo médio de estocagem: entenda como funciona o cálculo

O prazo médio de estocagem, ou também conhecido como PME, é um índice muito importante dentro de uma análise financeira. Todos os empresários sabem que os custos com produtos em estoque são altos, o que pode depreciar ou encarecer o preço do produto final.

É com base nessas análises, que decisões importantes são tomadas em relação ao estoque e à operação logística.

O principal objetivo do cálculo é conhecer o prazo médio de estocagem que os produtos ficam parados no estoque. Isso, ao longo do ano levando em conta o período desde a sua entrada e saída de estoque e levando em consideração os períodos de sazonalidade que influencia o estoque médio.

Quando se trabalha com prazo médio de estocagem, tempo e giro, quanto menos tempo ficar no estoque melhor.

Entenda o prazo médio de estocagem

Quando se fala em prazo médio de estocagem, existem alguns termos que precisam ser compreendidos antes de partir para o cálculo.

  • Definição: quantos dias o estoque permanece na empresa. Mostra o tempo em dias, que a empresa leva para vender seu estoque;
  • Fórmula: refere-se ao prazo médio de estocagem = (Estoque médio / Custo da Mercadoria Vendida) x 360;
  • Estoque médio: corresponde à média do estoque inicial mais estoque final dividido por dois;
  • Custo da mercadoria vendida: é o valor referente às mercadorias vendidas pela empresa no período;
  • Unidade de medida: o valor está expresso em dias;
  • Intervalo da medida: o índice que varia de zero a infinito. Valores maiores indicam que os estoques duram mais nas prateleiras da empresa. Em geral, o valor máximo não deve ultrapassar um ano;
  • Como calcular: todas as informações estão disponíveis na demonstração do resultado e nos balanços patrimoniais.

Conheça a fórmula utilizada: no caso de uma empresa de eletrodomésticos que no ano de 2015 armazenou 1000 televisores e 3000 em 2016. Como custos de mercadorias vendidas nesse último ano, o valor de R$ 300.000,00, então:

PME = (Estoque médio / Custo da Mercadoria Vendida) x 360

Estoque médio = 1000 + 3000 / 2 = 2000

PME = (2000 x 360) / 300.000

PME = 2,4

De acordo com o cálculo dado como exemplo, a média de estoque parado nessa empresa é de 2,4 dias. Esse prazo médio de estocagem vai variar em algumas empresas.

Para obter melhores resultados vale a pena investir em um sistema que permita fazer um completo controle de estoque. Conheça as soluções da Siac Sistemas e tenha total controle do seu negócio.