BI business intelligence: entenda o conceito e a forma inteligente de tomar decisões

O BI business intelligence é a forma mais inteligente de apoio na tomada de decisão. Em meio a um mundo concorrido, qualidade e rapidez são duas coisas essenciais para se sobressair. O BI é uma forma inteligente para tomada de decisões, através do processo de captação de dados.

Uma solução BI business intelligence permite monitorar o desempenho de processos operacionais, táticos ou estratégicos. Tudo isso, em tempo real por meio dos indicadores de desempenho, apresentados em painéis de controle ou dashboard. Esses recursos analíticos ou interativos permitem cruzar e analisar as informações no tempo preciso. Tudo isso, transforma o processo de decisão em algo simples, rápido e eficiente.

A solução BI business intelligence, também engloba diversas técnicas e ferramentas para coleta de dados de diversas fontes. Dessa forma é possível construir dashboards que visam responder adequadamente as questões necessárias para gerir o negócio.

Por que investir em BI business intelligence?

O BI business intelligence funciona por meio do processo de captação de dados, ou seja, as informações são adquiridas pelos sistemas e gravadas em um banco de dados. Essa ferramenta ajuda a empresa na organização e interpretação desses dados gerados pela empresa.

Essa ferramenta, também pode ser customizada de forma que atenda todas as necessidades da organização, mostrando diferentes indicadores de dados e dashboards personalizados.

O BI business intelligence não existe apenas para mostrar as informações corretas, ou o que realmente está funcionando na empresa. A ferramenta existe justamente pelo motivo contrário, para encontrar a informação que não bate. O BI é uma forma de encontrar onde é possível melhorar:

  • Um fluxo truncado;
  • Um processo interrompido;
  • Uma análise que não bate.

Ao cruzar informações de diferentes bases de dados é possível conseguir esses dados, que são necessários para tornar a aplicação do BI business intelligence mais úteis. Todos os processos voltados para a inteligência de negócio facilitam o compartilhamento de informações com as pessoas envolvidas. Dessa forma é possível agilizar os processos de tomada de decisão para o empreendimento.

A Siac Sistemas é uma empresa que se preocupa com o melhor desempenho e a satisfação de seus clientes. Por isso, cada vez mais ela se prepara para se manter líder de mercado em sistemas de gestão. Pensar em inteligência de negócios é pensar em agilidade de respostas a um ambiente extremamente volátil.