Você sabe o que é um sistema ERP?

Há muito tempo que as empresas estão em uma constante busca para encontrar a melhor forma de potencializar seus processos e controles. ERP é uma sigla que deriva do nome Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de recursos da empresa.

Quando se fala em ERP na verdade, refere-se a um sistema de informática que é responsável por cuidar de todas as operações do dia a dia de uma empresa. Esse sistema envolve todos os processos de faturamento, balanço contábil, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, administração pessoal, inventário de estoque, contas a receber, ponto de colaboradores, ou seja, envolve todo o trabalho administrativo e operacional de uma empresa.

Outra meta importante que devemos destacar do ERP é que o sistema facilita o fluxo de informações da organização, o que otimiza a tomada de decisão dentro da empresa, uma vez que você tem a mão, todos os dados fundamentais para isso. Ter um sistema de ERP na sua empresa ajuda de forma eficaz no alcance de suas metas, pois ele vai coletar e organizar as informações em diferentes níveis, além de oferecer em tempo real os indicadores de desempenho que ajudam na gestão.

Para que serve um sistema ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial que tem como principal finalidade, a organização de informações para que você possa gerenciar a sua empresa da melhor forma, fazendo uma melhor gestão do tempo e eliminando custos nos processos.

Toda empresa precisa fazer o gerenciamento de todos os setores existentes dentro dela, porém gerenciar todas essas informações demanda muito tempo e te deixa mais suscetível ao erro. Mas, quando você tem um sistema de ERP e consegue gerir todas essas informações dentro de um único sistema, fica mais difícil de cometer algum erro e você consegue fazer as análises de todas as informações com muito mais agilidade e facilidade.

Quando você tem um único sistema, que faz todo o gerenciamento da sua empresa, a comunicação entre todos os departamentos se torna mais fácil. Da mesma forma, o marketing da empresa tem acesso ao controle de vendas e todos os produtos ou serviços com menor saída e trabalhar para reverter essa situação.

É muito fácil gerenciar sua empresa quanto você tem em um único sistema, que atende todos os setores facilitando a comunicação e gerando os melhores resultados.

Conheça algumas vantagens do sistema ERP

Independe do tamanho da sua empresa, o sistema ERP oferece algumas vantagens principais que são fundamentais para o seu negócio. Confira:

Redução de erros e fraudes:

Com o sistema ERP você pode fazer uma análise completa de todos os processos da sua empresa. Tudo isso facilita na tomada de decisão, que será feita com base nos dados da empresa, assim você pode evitar ações mal planejadas e desperdício de dinheiro.

Gestão completa padronizada:

Esse sistema permite a integração de dados de todos os departamentos, assim você pode fazer uma análise mais ampla e consolidada dos recursos que você obteve.

Modernização dos processos:

Em um sistema ERP os processos são automatizados, com isso você ganha mais tempo eliminando os processos lentos, manuais e o uso de papeis e documentos por escrito.

Maior controle sobre o ciclo de produção

Você vai encontrar no sistema, ferramentas que vão auxiliar no planejamento da empresa e também, no seu ciclo de produção. Com uma administração minuciosa a empresa consegue resultados mais satisfatórios, além de melhorar a qualidade do seu produto ou serviço.

Melhor gestão do tempo

Com um sistema moderno e digital, a sua empresa está apta a repassar suas demandas aos seus fornecedores com mais agilidade e eficiência, isso reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação do cliente.

Gostou das vantagens que um sistema ERP pode oferecer para o seu negócio? Então, aproveite e solicite uma demonstração da Siac e veja os resultados incríveis que esse sistema pode oferecer.

Se você gostou desse artigo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo, para que possamos cada vez mais, melhorar o nosso conteúdo para você.