Tecnologia de RH: melhore sua gestão de pessoal

Com o trabalho remoto agora essencial e muitas empresas “em espera” devido ao coronavírus (COVID-19), os aplicativos baseados na nuvem para gerenciar pessoas podem ajudar as empresas a trabalhar eficientemente – e se preparar para a vida após o bloqueio.

Tornando o trabalho melhor

O que é a tecnologia de RH? Simplificando, é qualquer ferramenta que melhore a relação empregado-empregador, melhore a vida profissional das pessoas ou reduza as despesas administrativas e administrativas das organizações.

Sem mencionar a palavra P muito importante: Produtividade.

Por exemplo, poderia ser um aplicativo de treinamento, software de folha de pagamento , um aplicativo de agendamento de turnos, um pacote de gerenciamento de desempenho ou uma plataforma de recrutamento que facilita a localização de pessoas e a integração delas.

A lista do que a tecnologia de RH pode fazer é longa e crescente, pois é um setor em alta.

Tecnologia para todos

A razão pela qual a tecnologia de RH está atraindo tanta atenção é a convergência.

A união de aplicativos móveis, nuvem , conectividade e ciência de dados significa que um software poderoso e focado nas pessoas agora pode chegar a qualquer lugar.

Não apenas em empresas que não desejam ou não podem comprar sistemas de software pesados ​​no local, mas também nas mãos de qualquer funcionário com um dispositivo móvel.

Hoje em dia, praticamente todos os funcionários.

Também é importante ter em mente que muitos funcionários, especialmente os trabalhadores em turnos, geralmente se sentem mal informados; portanto, há uma grande oportunidade para a tecnologia de RH lidar com esse problema.

Hoje, mesmo as empresas mais pequenas são capazes de substituir planilhas manuais e sistemas baseados em papel por tecnologia de ponta, baseada em aplicativos. Para tarefas complexas, como agendar trabalhadores por turnos, pode transformar horas de trabalho em minutos ou até segundos.

Acessível, eficiente, rápido

Portanto, existem três razões para investir em tecnologia de RH:

  • é acessível,
  • há algo para todos (não apenas trabalhadores do conhecimento em torres de marfim),
  • e pode cortar um monte de administradores.

Se você administra um pub, uma cadeia de lojas ou uma consultoria de engenharia, a tecnologia de RH pode ajudar. E como é baseado em nuvem, orientado a aplicativos e não precisa mais de um projeto de TI caro para tirá-lo do papel, você pode começar imediatamente.

Quando todas as empresas estão lutando para se recuperar após o bloqueio, também é o tipo de investimento que pode ajudá-lo a recuperar a velocidade com mais eficiência.

Mas por onde começar?

Para responder à pergunta sobre por que você deve investir em tecnologia de RH, a melhor abordagem é não se concentrar em RH ou em tecnologia. Em vez disso, é útil começar explorando como, exatamente, essas novas plataformas e aplicativos podem ajudar sua empresa.

Três maneiras de pensar sobre a tecnologia de RH

1. Experiência do cliente

O que você quer que sua experiência com o cliente seja? Tudo flui dessa questão, porque sua experiência ideal do cliente depende das pessoas que a entregam.

A tecnologia de RH tem um grande potencial para melhorar a vida dos funcionários, para que eles estejam em melhor posição para fornecer o serviço que você precisa.

Como estão estruturadas suas vidas profissionais e trajetórias diárias? Como você se comunica com eles? Eles precisam de treinamento e desenvolvimento?

Você só precisa de alguma tecnologia básica que mostre quem está no turno e como está sendo pago, ou precisa de algo mais sofisticado que ajude a construir um certo tipo de cultura?

Começar com a experiência do cliente e do funcionário é uma ótima maneira de começar a diminuir o tipo de tecnologia que você precisa.

2. Competências e lacunas de competências

Toda organização tem os melhores desempenhos. A tecnologia de RH tem o potencial de ajudá-lo a entender o que está impulsionando esse desempenho, para que você possa replicá-lo.

Se você sabe se é a dinâmica da equipe, habilidades específicas ou apenas o comportamento individual que está por trás de um resultado bem-sucedido, você pode encontrar e preencher todas as lacunas.

Além disso, é importante ter em mente que muitas habilidades – especialmente aquelas que são valiosas nas empresas de serviços – não são visíveis nos currículos das pessoas.

Pense nos melhores (ou piores) chefes que você já teve. As biografias deles disseram algo sobre o que as fez assim?

Se a experiência do cliente depende de pessoas que tenham empatia, inteligência emocional ou uma boa capacidade de ouvir, seu recrutamento, treinamento e desenvolvimento – e a tecnologia que você usa para apoiá-lo – devem ajudá-lo a se concentrar nessas habilidades.

3. Ciclo de vida dos funcionários

Existe uma parte específica do ciclo de vida do funcionário em que você precisa de mais suporte? Há tecnologia de RH para dar suporte a todas as etapas, desde a contratação até o pagamento:

  • Recrutamento
  • Onboarding
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Agendamento e gerenciamento de tarefas
  • Comunicação em equipe
  • Gerenciamento de desempenho
  • Gerenciamento de aprendizagem
  • Folha de pagamento
  • Despesas
  • Análise de RH

Observar a tecnologia de RH através desta lente ajuda a decidir onde focar seu investimento.

Por que a hora é agora

Tradicionalmente, os investimentos em tecnologia têm sido caros e repletos de riscos. É comum as empresas colocá-las na caixa marcada como ‘difícil’, o que pode significar que as decisões sejam adiadas ou adiadas indefinidamente. Especialmente em momentos de grande incerteza.

Mas hoje, se você deseja administrar uma empresa moderna com sucesso, convém que ela seja o mais baseada em nuvem e orientada por aplicativos possível.

Com pessoas trabalhando remotamente agora e talvez ainda mais no futuro, a nuvem significa que seu pessoal pode ser eficiente em qualquer lugar.

Esse modelo também possui ordens de magnitude mais eficientes e acessíveis do que a tecnologia legada no local. E para empresas em rápida expansão, ela é dimensionada facilmente, para que o crescimento rápido não seja acompanhado por custos crescentes.

Esteja você iniciando, no modo de crescimento, buscando atualizar os sistemas existentes ou se preparando para iniciar novamente após o bloqueio, o investimento em tecnologia de RH pode ajudar você a economizar tempo, executar com mais eficiência e melhorar a maneira como gerencia seu pessoal.