Antes de mais nada, o absenteísmo é uma importante ferramenta utilizada pelo departamento de Recursos Humanos para medir a quantidade de ausências do ambiente de trabalho pelo funcionário. Dito isso, como combater as causas do absenteísmo? É o que você vai descobrir ao continuar a leitura desse artigo.
Certamente, os fatores que impactam na gestão de uma empresa são vários. E há um específico que causa insônia nos gestores. O nome dele é absenteísmo.
Infelizmente, ele tem feito parte da rotina das organizações. O que ocasiona impacto direto na produtividade e afeta o resultado final das demandas de trabalho.
Dito isso, as maiores causas de falta ao trabalho estão diretamente relacionadas a questões de saúde.
Para se ter uma ideia da grandiosidade desse problema, a depressão está entre as três causas relacionadas a falta no trabalho. Em São Paulo ela ocupa o ranking de número três e no Brasil está na décima terceira posição.
Sobre isso, os gestores de empresas tem um grande desafio: o de combater o absenteísmo em todas as formas. No caso de problemas relacionados a saúde do colaborador, ainda há um aumento nas despesas da empresa que precisará deslocar funcionário de função, aumentar a sua carga de trabalho e com isso, os pagamentos de horas extras.
O absenteísmo causa impacto no ambiente de trabalho. Entenda quais são eles.
De modo geral ao se tratar desse assunto o ponto mais prejudicado dentro das empresas é a produtividade.
Além disso, há:
- Sobrecarga de trabalho em relação aos colaboradores presentes;
- Desorganização na rotina, dada a necessidade de que colaboradores assumam as responsabilidades dos ausentes;
- Ineficiência operacional, também ocasionada pela necessidade de que funcionários, muitas vezes sem as habilidades, assumam as funções de outros;
- Desgaste do clima interno, o que também impacta na motivação e no rendimento das equipes.
Você sabe quais são as causas de absenteísmo nas empresas?
- Falta de motivação;
- Estresse e depressão;
- Problemas de saúde física
Descubra as estratégias mais eficazes no combate ao absenteísmo no trabalho:
- Investir em prevenção
- Engajar as equipes
- Investir em tecnologia
- Buscar soluções personalizadas
Certamente para obter melhores resultados e diminuir as taxas de absenteísmo nas empresas é preciso muito mais empenho e energia. Como por exemplo, investir em soluções personalizadas por meio do departamento de Recursos Humanos da empresa. Além disso, um bom mapeamento da empresa será capaz de identificar o motivo na raiz da causa desse problema.
E por fim, fazer uma pesquisa interna com os colaboradores e pensar nas mudanças que justifiquem a resolução das questões que forem apresentadas. Certamente, o alto índice de absenteísmo em uma empresa está diretamente ligado a satisfação, bem-estar e saúde do colaborador.Por isso, é imprescindível fazer uma avaliação das causas do problema de forma criteriosa e, a partir disso, estabelecer um plano de ação com foco na solução.