Gestão de crise durante a pandemia: veja os erros que podem matar o seu negócio

Gestão de crise durante a pandemia: veja os erros que podem matar o seu negócio

A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou de forma expressiva a rotina das empresas. E fazer a gestão de crise durante a pandemia se tornou um grande desafio.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo para ajudar você! Aqui listamos alguns erros que podem matar o seu negócio e por isso, ao conhecê-los procure evitá-los.

Os erros mais comuns na gestão de crise e que precisam ser evitados, são:

1 – Não levar em consideração os efeitos da economia

A pandemia é mundial e as restrições econômicas infelizmente atinge a todos. Em decorrência disso, é importante conversar com os clientes sobre o momento atual e assegurá-los sobre o que estiver ao seu alcance. 

Eles também estão sendo prejudicados por esse período incerto. Os impactos disso podem ser reduzidos com a objetividade e clareza dos fatos, pense nisso!

2 – Sacrificar a qualidade

Para tentar economizar sacrificar a qualidade dos seus produtos ou serviços, ao fazer isso estará comprometendo toda a história da sua empresa que foi construída até aqui. 

Todavia, diminuir a qualidade pode até fazer com que as vendas cresçam, porém até os novos clientes ou antigos descobrirem que a qualidade do produto não é mais a mesma. 

Há certos sacrifícios que são sim, importantes, nesse caso, o mais viável é diminuir o lucro e não a qualidade dos produtos ou serviços.

3 – Ignorar as redes sociais

Há pessoas que são irredutíveis quando o assunto é tecnologia. Porém, durante a pandemia aumentou consideravelmente o acesso a redes sociais. Por isso, é quase impossível ignorar esse meio. Veja-o como aliado para tornar o seu negócio ainda mais conhecido e alavancar as vendas, mesmo em momentos de crise.

4 – Dê atenção ao pensamento crítico

Já parou para pensar que as críticas podem virar aquela chave que precisava para fazer o seu negócio crescer mais, mesmo em tempos de pandemia?

Por mais que busque a excelência dos seus produtos ou serviços, infelizmente não há como agradar a todos. Uns irão elogiar e outros irão criticar.

Diante disso, não ignore as críticas e se possível as use a seu favor e promova mudanças no seu negócio se for o caso, para mostrar que está aberto a novas opiniões.

Mas é claro que é preciso filtrar, e avaliar se isso de fato vai fazer alguma diferença para o seu negócio.

5 – Deixar de arriscar

É comum que durante um momento de crise a tendência seja acomodar e esperar passar. Porém, aqueles que decidiram arriscar obtiveram resultados surpreendentes, como o crescimento do negócio e o aumento de lucro.

Dito isso, jogue limpo com os seus colaboradores, abra o jogo para eles e seja honesto. Além disso, faça um mapeamento do perfil do consumidor, diante de um momento de crise o comportamento do consumidor e a forma de comprar também muda.

Ao ficar atento a essas medidas e não se deixar abater por um momento que apesar de incerto vai passar, melhor passar por tudo isso arriscando do que sentado esperando a crise passar.Pode ter certeza que o seu concorrente está buscando meios e formas de inovar durante a gestão de crise na pandemia.

Marcela Autor