ERP: transforma, integra e escala negócios

Quando você pesquisa “ERP” na Web, a enorme quantidade de informações que chega pode ser esmagadora. E também um pouco confusa. Todo site parece ter sua própria definição de ERP e sua implementação. Essas diferenças, no entanto, enfatizam a flexibilidade que pode torná-lo uma ferramenta de negócios poderosa.

Para entender melhor como as soluções de ERP podem transformar seus negócios, é melhor entender o que realmente é e como funciona. Aqui está uma breve introdução ao ERP e por que parece que todo mundo está falando sobre isso.

ERP integra processos entre funções de negócios

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning. Entretanto, nem mesmo o nome completo consegue explicar muito sobre o sistema. Para isso, é necessário dar um passo atrás e pensar em todos os vários processos essenciais para administrar um negócio. E isso inclui gerenciamento de estoque e pedidos, contabilidade, recursos humanos, gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) e outros. No nível mais básico, o software integra essas várias funções em um sistema completo. E isso otimiza processos e informações em toda a organização.

O recurso central de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta múltiplas funções usadas por diferentes unidades de negócios. Na prática, isso significa que os funcionários de diferentes divisões – por exemplo, contabilidade e vendas – podem confiar nas mesmas informações para suas necessidades específicas. 

ERP sincroniza relatórios e automação

O software também oferece algum grau de automação e geração de relatórios sincronizados. Em vez de obrigar funcionários a manter bancos de dados e planilhas separados, que precisam ser mesclados manualmente para gerar relatórios, algumas soluções de ERP permitem que a equipe extraia relatórios de um sistema. Por exemplo, com os pedidos de vendas entrando automaticamente no sistema financeiro sem necessidade de redigitação manual, o departamento de gerenciamento de pedidos pode processar pedidos de forma mais rápida e precisa. Já o departamento financeiro, pode fechar os livros mais rapidamente. Outros recursos comuns incluem um portal ou painel para permitir que os funcionários entendam rapidamente o desempenho da empresa nas principais métricas.

Uma Breve História do ERP

O termo ERP foi cunhado em 1990 pelo Gartner Group, mas sua origem data dos anos 1960. Naquela época, o conceito era aplicado ao gerenciamento e controle de estoque no setor de manufatura. Os engenheiros de software criaram programas para monitorar o inventário, reconciliar saldos e reportar o status. Na década de 1970, isso evoluiu para sistemas MRP (Material Requirements Planning) para agendar processos de produção.

Na década de 1980, o MRP cresceu para abranger mais processos de fabricação. Isto levou muitos a chamá-lo de MRP-II ou Planejamento de Recursos de Fabricação. Em 1990, esses sistemas haviam expandido além do controle de estoque e outros processos operacionais para outras funções administrativas. Entre elas, a contabilidade e recursos humanos, preparando o cenário para o ERP como conhecemos.

Hoje, o software se expandiu para abranger business intelligence (BI)

Além disso, ele lida com funções de “front office”, como automação da força de vendas (SFA), automação de marketing e comércio eletrônico. Com esses avanços de produtos e as histórias de sucesso resultantes desses sistemas, as empresas de uma ampla gama de setores – da distribuição por atacado ao comércio eletrônico – usam soluções de ERP.

Além disso, embora o “e” no ERP represente Enterprise (corporativo), empresas de alto e médio porte agora estão adotando esses sistemas. As soluções de software como serviço (SaaS) – também conhecidas como “computação em nuvem” – ajudaram a impulsionar esse crescimento. As soluções baseadas na nuvem tornam o software mais acessível. Além disso, também facilitam a implementação e o gerenciamento desses sistemas. Talvez ainda mais importante, o ERP na nuvem permite relatórios e BI em tempo real, tornando-os ainda valiosos para executivos e funcionários que buscam visibilidade nos negócios.

Como resultado, empresas de todos os tamanhos e uma ampla gama de indústrias estão migrando para sistemas de ERP em nuvem. Quando você para para considerar os benefícios, é fácil ver por que ele se tornou tão popular e por que seu uso continuará crescendo tão rapidamente.

O valor comercial do ERP

Na sua essência, o ERP ajuda os funcionários a realizarem seus trabalhos com mais eficiência. Isto acontece porque ele quebra barreiras entre as unidades de negócios. Mais especificamente, uma solução de ERP:

  • Oferece uma visão global em tempo real dos dados. Isto permite que as empresas tratem as preocupações de maneira proativa e promovam melhorias.
  • Melhora a conformidade financeira com os padrões regulatórios e reduz riscos.
  • Automatiza as principais operações comerciais. Entre elas, processos de lead-tocash, ordem de atendimento e compra-pagamento.
  • Melhora o atendimento ao cliente, fornecendo uma fonte para rastreamento de cobrança e relacionamento.

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