Sequestro de dados: saiba como evitar

Imagine a seguinte a situação: você recebe um e-mail exigindo pagamento por todos os seus dados, informações e arquivos. Então, quando você checa o seu computador, percebe que tudo o que te pertencia foi bloqueado! Você foi hackeado e sofreu o golpe conhecido como sequestro de dados. Prática cada vez mais comum, é cometido por criminosos que infectam e assumem o controle de todas suas informações.

Sequestro de dados no Brasil

Atrás apenas dos EUA, o Brasil é o segundo país que mais sofre com sequestros de dados. Foi o que identificou o Fast Facts, relatório mensal sobre segurança cibernética produzido pela Trend Micro, multinacional especializada em segurança digital. De acordo com a Trend Micro, o Brasil concentra 10,45% dos casos globais de ameaça de sequestro de dados. Os Estados Unidos, país líder nesse ranking, concentra 11,16%. Atrás do Brasil, aparecem Índia, Vietnã e Turquia.

“Existe uma combinação de fatores que acaba por facilitar a vida destes criminosos. Quase tudo que fazemos se torna, em algum momento, digital”, diz Leandro Ramos, Diretor de T.I. do Grupo Siac. “As empresas e as pessoas quase nunca se preocupam com a segurança de seus dados. Negligenciam desde imagens, arquivos pessoais e senhas armazenadas em seu smartphone até um servidor de dados de uma empresa. Todos estão sujeitos e na maioria das vezes, vulneráveis a este tipo de ataque ”, completa.

Sequestro de dados: entenda os estragos provocados pelo Ramsomware

sequestro de dados

Uma das ferramentas usadas para essas ações é o malware Ramsomware, um programa malicioso. Ele age infectando o computador do usuário e criptografando os dados. Em seguida, os criminosos entram em contato exigindo um pagamento em bitcoins, uma espécie de dinheiro virtual, o que dificulta rastreá-los. Este malware se prolifera de maneira rápida em mídias físicas, redes de computadores e até mesmo no Wi-Fi, por exemplo.

Como posso defender a minha empresa de um sequestro de dados?

Algumas precauções podem ser tomadas para evitar um ataque e manter seus dados a salvo. Nunca execute programas ou atualizações sem procedência. Além disso, não faça downloads ou clique em sites e e-mails suspeitos. Outra coisa: sempre que possível, acesse informações importantes, por exemplo, sites bancários, apenas do seu computador pessoal ou redes de sua confiança. Opte pelo uso de senhas complexas com letras, números e caracteres especiais.

Quais medidas adotar imediatamente para proteger minhas informações?

Além disso, execute o antivírus de seu computador com frequência, e se desconfiar de algo, peça ajuda para o departamento de TI para realizar uma manutenção preventiva. Adote medidas de segurança juntamente do TI, utilizando  firewalls, redes com criptografia, regras e normas para uso de recursos tecnológicos. Para se certificar de que não será uma vítima do sequestro de dados, vale também a criação de uma política de segurança da informação na empresa.

Não subestime a importância do backup

Todas essas ações preventivas são válidas, no entanto, o backup é a melhor saída para evitar o sequestro de dados, afirma o diretor de TI do Grupo Siac.  “Se por ventura uma empresa sofrer um ataque de sequestro de dados, mas possuir um backup atualizado, os problemas podem ser minimizados. É claro que existe todo um trabalho braçal para se colocar tudo no ar novamente, porém o que a empresa possui de mais importante, a INFORMAÇÃO, estará a salvo ”, diz.

Ainda de acordo com o diretor de TI do Grupo Siac, o backup deve fazer parte dos processos rotineiros, sendo realizado com frequência. “O backup deve fazer parte da rotina da empresa e deve ser conferido e aprimorado sempre”. Esse procedimento pode ser feito em HDs portáteis, computadores externos ou da forma mais segura que existe, o armazenamento nas nuvens, onde os riscos são praticamente nulos.

Sistema de gestão em nuvem: a melhor arma contra o sequestro de dados

Algumas empresas possuem dificuldades na manutenção de um backup regular. Por isso, recomenda-se o uso de um sistema de gestão em nuvem. Esse sistema garante um backup online e automático, com 100% de segurança e praticidade.

Um bom exemplo de software de gestão em nuvem é o Siac Net. Ele reúne soluções eficientes para micro, pequenas e médias empresas de diferentes segmentos.

Em caso de um sequestro de dados, as soluções da Siac Net garantem a proteção total das informações de sua empresa, através de recursos inteligentes e integrados, que atuam como verdadeiras barreiras de defesa. Além disso, a empresa conta com profissionais altamente qualificados, que estão aptos a oferecer todo o suporte necessário para eliminar quaisquer problemas.