Franquia: como franquear o seu negócio?

Todo empresário deseja fazer sua empresa crescer e, dentro desta perspectiva, mirar no sistema de franquia. Às vezes, esse crescimento corresponde à expansão do espaço ou capacidade de abrir a empresa em novos locais. Surge, assim, a possibilidade de franquear o negócio, ou seja, conceder a administração de uma loja ou operação com o nome da sua marca e seus produtos.

Dependendo dos termos estipulados no contrato de franquia, o empresário pode exigir que o franqueado configure suas lojas de determinada maneira, use suprimentos previamente definidos e mantenha uma rotina comercial com base no padrão adotado pela empresa matriz.

Como o sistema de franquia começa?

Geralmente, o franqueamento começa com o pagamento de uma taxa inicial e se mantém com o pagamento de taxas de royalty. A transformação de uma empresa em franquia exige o cumprimento de etapas bem específicas, a partir de um planejamento cuidadoso e muita atenção aos detalhes. O grande benefício da franquia é que ela pode ser um negócio muito lucrativo.

Veja abaixo seis dicas importantes para transformar o seu negócio em franquia:

1. Franquia: Desfrute de um negócio sem sobressaltos

Um dos benefícios de administrar uma franquia é que todos os detalhes do negócio são definidos com antecedência. Seguir um roteiro definido sobre como administrar os negócios é fundamental. A regra de ouro no mundo da franquia é a consistência.

Quando você está começando a criar uma franquia, seu primeiro objetivo é readquirir os detalhes do seu próprio negócio . Você vai ter que recriar as etapas de iniciar sua empresa para que você possa caminhar com possíveis franqueados através de cada uma dessas etapas para alcançar o mesmo resultado final. Lembre-se de como você se estabeleceu? Que problemas você teve? O que poderia ter facilitado as coisas? Tome notas meticulosas e mantenha registros detalhados enquanto você revisita seu processo de inicialização. Estas notas e registros podem eventualmente se tornar o manual para seus negócios franqueados .

2. Você precisa aprender a lidar com burocracia

Franquear seu negócio requer uma aderência precisa a determinados requisitos legais. É seu trabalho familiarizar-se com esses problemas. Uma franquia é uma estrutura formal e você tem que lidar com essas burocracias.

Em geral, sua melhor aposta é trabalhar com um advogado que tenha experiência com franquias. Eles poderão ajudá-lo a começar com o pé direito e evitar armadilhas dispendiosas e demoradas.

3. Faça pesquisas e invista no mercado certo

Um dos desafios que você enfrentará quando começar sua franquia é determinar onde você quer que seu mercado esteja. Não faz sentido passar pelo trabalho de estabelecer um contrato de franquia em algum lugar onde a loja vai falhar.

Realize pesquisas de mercado para ver se o seu modelo de negócios, marca e produto em particular serão bem recebidos em cada um dos seus mercados-alvo.

4. Encontre franqueados competentes

Seus franqueados serão a face pública de sua empresa, os embaixadores de sua marca e seus criadores de dinheiro. A seleção de franqueados deve ser semelhante à contratação de funcionários, pois haverá um processo de entrevista.

No entanto, o currículo do franqueado deve ser muito mais detalhado do que um currículo típico de funcionário. Você solicitará e analisará os materiais de inscrição, bem como os documentos financeiros. O objetivo? Encontrar os proprietários do franqueado mais qualificados e financeiramente mais viáveis.

Assim como com um currículo de emprego tradicional, você também deve considerar a personalidade do franqueado. Você quer alguém que esteja entusiasmado com a perspectiva de negócios, mas também ciente do trabalho envolvido em tornar sua franquia um sucesso.

Lembre-se de que seus clientes verão você e seu (s) franqueado (s) como uma única e mesma empresa. Por isso, certifique-se de que seus franqueados farão um bom trabalho e representarão bem a sua marca.

5. Estabeleça um bom contrato de franquia

Parte da execução de uma franquia é encontrar o equilíbrio certo entre permanecer na marca e permitir a cada franqueado independente a quantidade adequada de autonomia. Decida desde o início quais aspectos da marca, atendimento ao cliente, itens de menu, decoração e materiais de marketing serão importantes para manter em cada franquia.

Uma maneira de garantir que seus franqueados permaneçam fiéis à visão global de marca da empresa é solicitar que enviem novas ideias à empresa antes da aprovação. Dessa forma, cada franqueado terá alguma latitude para apresentar novas ideias para o crescimento da marca, enquanto você terá a palavra final sobre essas ideias.

6. Comunique-se com seus franqueados

Cada um de seus franqueados é proprietário de uma pequena empresa, iniciando seu próprio negócio a partir do zero. Como chefe dos franqueados, é importante que você forneça o suporte necessário aos seus franqueados em relação a treinamento, práticas recomendadas de negócios e solução de problemas.

Seu objetivo, ao longo do tempo, deve ser fornecer suporte suficiente para que seus franqueados possam assumir todos os aspectos das operações com o mínimo de supervisão do seu lado. As linhas de comunicação devem estar sempre abertas para todos os seus franqueados. Seu negócio depende do sucesso deles, portanto, superar os desafios de uma equipe ajudará a ampliar seus negócios e sua marca.

Bônus

Se você possui uma pequena empresa e deseja franqueá-la, não se esqueça que a adoção de um sistema de gestão empresarial é um item importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Busque um software consistente, eficiente e inteligente, que permita a integração entre todas as franquias.

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