Sistema ERP: Como escolher o ideal para a sua empresa?

Empreender é o sonho da maioria dos brasileiros, porém, nem todos sabem como administrar os negócios. Neste sentido, contratar um Sistema ERP torna-se algo fundamental para implantar boas práticas de gestão no ambiente empresarial.

O motivo para esta aquisição parece óbvio, mas ainda é ignorado por muitos empreendedores: para dar certo, a empresa precisa ter o controle de cada processo de forma eficiente e segura.

Graças a modernidade e surgimento de novas tecnologias, empreender se tornou muito mais simples através do sistema ERP, que dispensa as anotações incansáveis em papéis ou planilhas e e-mails.

Quer entender mais sobre isso e saber como escolher o software ideal para sua empresa? Continue lendo e confira!

O que é o ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou em sua tradução, Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Esse sistema constitui-se por um software que possibilita uma gestão eficiente, completa e segura às empresas. 

Anteriormente, contar com um Sistema ERP era privilégio da grandes empresas. Para grande parte dos empreendimentos, os processos gerenciais de uma empresa eram administrados com planilhas e fichas de papéis.

Além disso, planilhas eletrônicas inseguras também eram usadas como forma de controle empresarial. Dessa forma, qualquer pane nos computadores já levava consigo todas as informações e operações importantes para o lixo. 

Hoje, com a modernidade, inovação e o advento tecnológico em larga escala, qualquer empresa pode adotar um tipo de software como esse.

E os motivos para adotar um software como esse são inúmeros: a partir das funcionalidades de um Sistema ERP, as empresa conseguem avaliar todas as suas repartições, operações e segmentos de forma integrada.

Sem dúvida, a ferramenta possibilita uma visão mais assertiva dos resultados alcançados e contribui para projeções de melhorias e ajustes necessários.

Outro ponto muito importante, diz respeito ao fato de que a adoção de um Sistema ERP também ajuda a eliminar a confusão e retrabalho gerada pela perda de documentos e registros importantes.

Por tudo isso, o Sistema ERP está no topo da lista de melhores ferramentas para facilitar e garantir que os esforço resultarão em sucesso e mais rentabilidade para a sua empresa.  

Como escolher o ERP ideal para sua empresa?

Confira a seguir 3 modelos de sistema ERP e suas diferenças, para escolher o ideal para a sua empresa.

1. Sistema ERP on-premise

O ERP on-premise é instalado nos servidores da empresa e apresenta custos diferenciados em comparação com sistemas sob demanda.

De uma única vez, é possível adquirir licenças personalizadas ao tamanho de sua empresa e quantidade de usuários que precisam de acesso ao sistema.

Esse sistema traz uma maior liberdade para adaptação e personalização, mas os custos e despesas com manutenção não estão incluídos no valor da mensalidade.

Com essa opção de personalização, a facilidade de implantação dependerá dessa característica. No entanto, há um maior controle sobre as informações da empresa.

2.    Sistema ERP em nuvem

O sistema de ERP na nuvem tem sido o campeão de utilização por micro e pequenas empresas.

O custo de implementação desse software é muito baixo, oferecendo um ótimo custo benefício. E o investimento nesse sistema, pode ser feito com pagamento de forma mensal ou anual, incluindo suporte e updates, como gastos com sistema operacional.

Uma grande vantagem desse sistema está na segurança, como os dados são armazenados na nuvem, a segurança é responsabilidade do provedor.

É possível adotar esse sistema sem ter que melhorar ou mudar sua estrutura de hardware.

3.    Sistema ERP híbrido

O modelo de ERP híbrido tem a intenção de juntar a qualidade na personalização do sistema sob demanda com a flexibilidade e segurança do ERP na nuvem.

A implantação é mais complexa, mas oferece soluções mais customizadas, com módulos múltiplos que podem ser associados.  

O que considerar na escolha?

  • Defina suas necessidades

Qual a maior necessidade que o sistema ERP precisa suprir em sua empresa?

Analise o que você precisa controlar e organizar de forma segura, para assim não contratar sistemas recheados de funcionalidades que não serão necessárias.

  • Pesquise as funcionalidades de cada um

É preciso se certificar que o que a empresa está adquirindo oferece as funcionalidades necessárias para solucionar os problemas definidos e forma eficaz.

  • Considere a facilidade de implantação do Sistema ERP

Existem sistemas que podem ser instalados facilmente de forma online, outros, necessitam de uma equipe para implantação.

Por isso, veja se sua empresa precisa de algo mais elaborado ou se um sistema simples já pode resolver o problema. Verifique também se sua equipe precisará de treinamento para manusear o sistema, ou se é de fácil condução.

  • Estabeleça o orçamento

Assim que todas essas características forem analisadas, estabeleça o orçamento limite a ser gasto com o sistema ERP e as opções que cabem nesse orçamento.

Sistemas de ERP na nuvem, por exemplo, geralmente apresentam o menor custo entre os sistemas.

  • Procure orientação  profissional 

Se você quer uma orientação ou avaliação de um profissional entender mais sobre o funcionamento de um Sistema ERP, solicite uma consultoria com um dos especialistas da Siac Sistemas. 

Nossos profissionais estão aptos à indicarem as melhores soluções aos empreendedores de forma honesta e sem enrolações. Nossas avaliações são totalmente personalizadas, com base nas necessidades reais da empresa. 

Gostou das dicas de como escolher o ERP ideal? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

web Autor