A conciliação bancária ainda é a melhor forma de evitar quaisquer surpresas nas finanças e na contabilidade de uma empresa. É um processo utilizado que garante que todas as operações financeiras, que foram devidamente realizadas, estejam reconhecidas nos extratos bancários e na movimentação contábil.
O procedimento de conciliação bancária pode ser considerado como uma ferramenta de controle interno. Ferramenta essa que é essencial para prevenir erros e fraudes, além da possibilidade de conhecimento das finanças e da organização.
Resumidamente, a conciliação bancária consiste na comparação entre o saldo de uma conta bancária e todas as informações externas à contabilidade. É uma forma de garantir com exatidão, o saldo que foi apurado internamente em um determinado período.
Como fazer uma conciliação bancária
O processo de conciliação bancária envolve três passos básicos. Esses três passos podem ser esquematizados para estabelecer um processo interno claro.
O primeiro passo para o processo de conciliação é o monitoramento do fluxo de caixa, ou seja, entradas e a saídas de recursos financeiros. Lembrando que esse monitoramento deve ser algo constante. Também é fundamental classificar todas as contas de movimentações bancárias e ordena-las.
No segundo passo para fazer uma conciliação bancária é necessário confrontar todos os dados obtidos internamente, por meio de controle, com os extratos bancários. Também é preciso conferir se os detalhes do lançamento são compatíveis, verificar valores e datas de cada um dos registros.
Por fim, o terceiro passo preza pelo princípio de que, uma vez identificado qualquer erro, a correção interna deve ser imediata. Caso o problema seja da própria instituição financeira, deve ser feita a solicitação da compensação dos valores cobrados indevidamente.
Quando todas as informações de uma empresa são apuradas com maior rigor e precisão, há uma maior garantia de relatórios contábeis mais fidedignos. Tudo isso, contribui para o controle patrimonial, além de favorecer muito a elaboração de demonstrações contábeis seguras para o Fisco.
Além de profissionais qualificados, também é muito importante para qualquer empresa poder contar com a tecnologia. Os softwares de gestão possibilitam a automatização de processos, otimizando melhor o tempo e reduzindo o risco de erros.
Conheça as soluções da Siac Sistemas e confira o que um bom sistema de gestão pode fazer pelo seu negócio.