Responsabilidade do contador: até onde ela vai

Até onde vai a responsabilidade do contador? Esse profissional lida com todas as questões financeiras, econômicas e patrimoniais de uma empresa. O contador é um profissional que possui diversas responsabilidades, dentro do cenário de qualquer empresa. Além de contabilizar todas as operações, o contador também auxilia na gestão empresarial.

Dada sua importância no meio empresarial, a relação entre cliente e contador deve ser harmoniosa e transparente. Organização também é fundamental, pois tanto cliente quanto contador terá a mesma responsabilidade.

É da responsabilidade do contador manter, organizar e assinar pelos balanços contábeis da organização. A responsabilidade do contador hoje, não se resume apenas as últimas novidades fiscais. Atualmente, tudo que está relacionado com tecnologia, demonstrações e relatórios gerenciais e também, diferentes habilidades decisórias são de sua responsabilidade.

Responsabilidade do contador: quais são as principais?

A responsabilidade do contador se faz necessária tanto na abertura quanto no encerramento de uma empresa. Na abertura, o contador é o responsável por definir qual o tipo jurídico assumido e a tributação escolhida.

Só esse primeiro exemplo, já mostra a responsabilidade do contador e a sua importância, já no primeiro momento de vida da empresa. Também é responsabilidade do contador ajudar na elaboração do contrato social, assim como na execução dos procedimentos de abertura. O profissional também atua na elaboração e divulgação de todas as informações contábeis da organização.

Contudo, é de suma importância que o profissional de contabilidade, busque constantemente por atualizações sobre a legislação vigente. É necessário entender profundamente, quais são os impactos do tipo de societário e qual a tributação adotada. Os registros diários das informações contábeis da organização precisam de uma atenção especial.

O contador também possui um papel muito importante no fechamento de uma empresa. Ele é responsável pela orientação dos passos seguidos, para que esse processo seja executado com êxito.

A relação entre empreendedor e contador precisa ser um trampolim para o crescimento. Forneça as informações que ele precisa, para que ele possa fazer uma melhor análise financeira do seu negócio.w