Centro de Distribuição: vantagens de ter um

Você certamente já sabe que a competitividade está presente nos mais diversos tipos de negócio. Mas, se o seu depende de um centro de distribuição, saiba que a logística é um dos principais fatores para o sucesso de sua empresa.

Contudo, processos ágeis e eficientes é o conjunto de uma boa logística. Por isso, conheça bem o seu centro de distribuição e invista em equipamentos e tecnologia que otimizará os processos e ainda vai gerar economia para o seu bolso.

Diante disso, você sabia que muitas empresas perdem espaço no mercado pelo simples fato de não investirem neste importante centro?

Portanto, ao se investir em um centro de distribuição, logo de início há melhoria da gestão e agilidade na entrega dos produtos.

Mas, você sabe o que é um centro de distribuição?

Antes de mais nada, não se engane ao pensar que o centro de distribuição só serve para receber, armazenar e despachar as mercadorias. A sua função vai muito mais além.

Em primeiro lugar, os centros de distribuição são unidades construídas com o objetivo de armazenar, organizar e despachar as mercadorias, mas não só isso como já dissemos anteriormente. Além disso, ele é parte do planejamento estratégico de uma empresa.

Dessa maneira, é importante que as empresas dispensem atenção especial a ele com o intuito de otimizar os processos, e tornar a rotina mais eficiente ao atender as demandas dos clientes.

Do mesmo modo, vamos conhecer mais sobre as etapas do centro de distribuição.

Receber mercadorias

Esse item parece bastante óbvio para você? Pois bem, é extremamente importante e necessário possuir uma base bem montada e organizada para receber as mercadorias.

Armazenar as mercadorias

Basicamente, um dos segredos para manter o estoque é investir no suprimento de demandas de clientes, nunca demais e nunca menos.

Todavia, o equilíbrio é fundamental para evitar prejuízos.

Separação

A separação costuma ser a última etapa do centro de distribuição porque ela é fundamental para o controle dos processos e produtos.

Expedição

Na expedição, os produtos sairão do centro de distribuição com destino aos clientes depois de passar por todas as etapas anteriores e o que manterá a segurança desse envio é um bom sistema de gestão.

Agora que você já sabe o que é um centro de distribuição e como funciona, que tal saber quais são as vantagens de ter um centro de distribuição organizado e eficiente?

  • Centralizar os estoques;
  • Manter maior controle dos processos;
  • Proporcionar localização estratégica;
  • Agilizar a entrega;
  • Ajudar a aumentar o controle da sazonalidade;
  • Gerar redução de custos;
  • Ajudar a fornecer um atendimento de qualidade;
  • E por fim, auxiliar no planejamento eficiente de investimentos.

Contudo, saiba que para tudo isso funcionar perfeitamente você vai precisar de um sistema de gestão eficiente.

Se ainda não possui um, gostaria de conhecer o SIAC BUSINESS INTELIGENCE? Ele foi desenvolvido com a mais alta tecnologia e pensado em auxiliar o dia a dia do seu centro de distribuição na geração de agilidade dos processos, otimização de tempo, aumento de vendas, gestão de estoque e muito mais! Quer saber mais? CLIQUE AQUI!