10 dicas para você saber sobre as tendências do varejo para 2021

É comum lojas de diferentes departamentos a cada dia irem em busca de inovação para acompanhar o comportamento do consumidor e seguir as tendências do varejo. Exemplo disso foi o que ocorreu em 2020 com a chegada da pandemia.

Nessas mudanças ficou perceptível o uso da tecnologia, que se tornou fundamental para manutenção dos trabalhos e funcionamento de muitas empresas. E o mais importante disso é que quem não se adapta corre o risco de ficar para trás.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de tendências para o varejo em 2021.

São elas:

1 – Venda online

As vendas online deram um salto gigantesco durante a pandemia, segundo pesquisas recentes que revelaram o quanto o comportamento do consumidor mudou nesse sentido. 

Por exemplo, pessoas que nunca compraram antes pela internet experimentaram a experiência pela primeira vez.

Para você ter ideia, segundo uma pesquisa feita pela EBIT/Nielsen em parceira com a Elo, o e-commerce cresceu 47% no primeiro semestre de 2020. Devido ao isolamento social, as pessoas ficaram mais conectadas que o normal.

Diante disso, quem possui loja física passou a investir também no meio digital. Além disso, negócios online também tiveram mais expressão e crescimento.

2 – Delivery

Você deve ter feito pelo menos um pedido por aplicativos de entregas, seja comida, medicamentos ou até mesmo realizou alguma compra de supermercado por aplicativos.

Devido a isso, o delivery é uma grande aposta de crescimento e destaque para 2021. Se antes estava relacionado apenas a restaurantes, essa característica mudou e você já deve ter percebido.

3 – Flexibilidade de horários

A facilidade de poder entrar na internet e comprar a qualquer hora fez com que mais de 40% dos consumidores passassem a valorizar ainda mais essa experiência, segundo uma pesquisa da Euromonitor. 

Essa pesquisa revelou também que o consumidor tem hábitos acelerados e, por isso, a segurança, o conforto e a modernidade de poder comprar a qualquer hora e de qualquer lugar tornou essa experiência ainda mais agradável.

4 – Pix

O Pix chegou para revolucionar a forma de pagamentos tanto entre pessoas físicas quanto entre empresas. Sem dúvidas, o Pix é uma grande tendência para 2021.

5 – Segurança Digital

Investimentos em tecnologia para armazenar dados irão dominar as empresas. Assim, soluções como sistemas em nuvem se tornam importantes para a saúde do varejo.

Para encerrar

Depois de conhecer algumas dicas e tendências para o varejo em 2021, pode-se perceber a presença da tecnologia. Afinal, o mundo mudou e a forma que os consumidores estão consumindo também.

A Siac Sistemas é uma empresa com foco em soluções de gestão com uso de tecnologia para agilizar os processos, aumentar a produtividade da equipe e alavancar as vendas.

Para quem ainda não a conhece, ela foi fundada em novembro de 1993 como C&S Computadores. Atualmente é líder de mercado na região Centro-Oeste e conta com clientes em todo território nacional. Se quiser saber como a SIAC SISTEMAS pode ajudar a sua empresa a se destacar no meio digital, clique aqui e conheça as nossas soluções para o setor varejista!

Marcela Autor