Impulsione seu negócio: veja como converter potenciais clientes em vendas

Você pode ter milhares de pessoas visitando seu site ou loja física – mas só isso não é suficiente para levar as pessoas à se tornarem seus clientes. Lembre-se: você precisa dos potenciais clientes para que eles comprem em sua empresa. O processo de transformação de potenciais clientes em uma venda, é chamado de “conversão” e é o objetivo do seu negócio.

Então, como você faz a venda? Essas 10 táticas podem lhe ajudar.

1. Mantenha um bom diálogo com seus potenciais clientes

Quando você faz uma pergunta aos seus potenciais clientes, inicia um diálogo e recebe uma resposta. A pergunta pode ser simples – mesmo perguntando se eles têm alguma dúvida sobre um produto que estão vendo.

Ao iniciar as perguntas, você começa a comunicação com seu possível cliente, que pode se transformar em um relacionamento contínuo. As perguntas também permitem que você leia o que é importante para esse cliente, além de saber o que ele acha de seus produtos ou serviços. Mesmo que essa venda não seja concluída, essas informações específicas podem ajudá-lo a fazer vendas futuras com outros potenciais clientes. 

Se você está executando um negócio online, você obviamente não pode ir até seus potenciais clientes e fazer perguntas. No entanto, você pode usar o meio digital à seu favor e programar seu site para que uma janela apareça depois de alguns minutos após a entrada dele, perguntando se esse potencial cliente precisa de alguma ajuda. Esses tipos de configurações geralmente envolvem um programa de bate-papo conectado ao atendimento ao cliente para que eles possam responder a perguntas em tempo real.

2. Crie um senso de urgência

Criar um senso de urgência é uma tática de vendas comum para pressionar os seus potenciais clientes. E o melhor: geralmente funciona!

Uma maneira de aumentar a pressão de vendas é estabelecer um prazo. Você pode definir um prazo especial para uma oferta de produto, ou definir um prazo para responder a um e-mail sobre serviços. Qualquer que seja a tática usada, esse senso de urgência pode ser suficiente para ajudar a fechar perspectivas que estavam relutantes no fechamento de negócio. Ninguém quer sentir que perdeu muito, só porque eles eram muito lentos!

3. Fique em contato com seus possíveis clientes

Uma das melhores táticas de vendas é manter contato com seus potenciais clientes. Isso vai ajudar a fixar o seu produto na mente deles. E quando eles optarem pela compra, saberão onde lhe encontrar.

Existem várias maneiras de manter contato com seus clientes em potencial. Listas de e-mail, boletins informativos ou mídias sociais são excelentes maneiras de estabelecer um bom relacionamento com seus potenciais clientes. Escolha a tática de vendas que funciona melhor para você, seu orçamento e seus produtos e seja consistente. Os resultados virão!

4. Mantenha contas de Mídias Sociais ativas

Segundo dados divulgados pela Hubspot, uma das maiores plataformas de marketing digital do mundo, os vendedores digitais têm 22% mais vendas do que os vendedores não digitais. As plataformas de mídias sociais são excelentes formas de descobrir possíveis gostos, antipatias, interesses e hábitos de compra dos potenciais clientes.

Seguindo as tendências nas mídias sociais, você pode identificar as principais perspectivas e usar esse conhecimento para criar argumentos de segmentação. As ferramentas de mídia social, ajudam a analisar os dados do usuário, traçando dados e metas realizáveis.

As mídias sociais também oferecem uma ótima maneira de alcançar potenciais clientes com notícias, promoções e outras informações importantes que podem levá-los ao limite em uma conversão.

5. Estimule seus potenciais clientes a confiarem em sua empresa

Se você desenvolver uma relação de confiança com seus potenciais clientes, eles estarão mais propensos a comprar de você. Uma maneira eficaz de criar confiança para a sua marca e produtos é através da prova social. Ao mostrar que sua marca é confiável, seus potenciais clientes provavelmente se sentirão inclinados a gastar dinheiro com sua empresa.

Incentive seus clientes fiéis a escrever críticas positivas e compartilhá-las por meio das mídias sociais, para que os potenciais clientes saibam que vale a pena adquirir um produto ou serviço oferecido por você.

Nem sempre as pessoas confiam na publicidade explícita, pois é fato que as marcas sempre se apresentam da melhor e mais conveniente maneira. Entretanto, as pessoas tendem a confiar em outras pessoas, porque sentem que estas não têm motivos para mentir.  Grandes resenhas têm muito mais chances de gerar uma conversão do que um anúncio impessoal.

6. Ofereça descontos ou mercadoria grátis

Brindes e descontos gratuitos podem ajudar a fazer vendas futuras. Mesmo pequenos brindes com descontos únicos ou de compra podem ter um impacto na conversão de potenciais clientes em compradores ativos.

O poder social de um presente pode fazer com que um potencial cliente se sinta compelido a devolver o favor comprando algo. Os potenciais clientes também são mais propensas a comprar, se sentirem que estão recebendo algo de graça, porque isso faz com que pareça que comprar de você é realmente um bom negócio.

7. Dê-lhes todas as informações de que precisam

Isso é particularmente importante para empresas digitais, onde os clientes nem sempre acham que têm acesso fácil aos funcionários para responder às suas perguntas. Uma simples página de perguntas frequentes é uma ótima maneira de fornecer informações básicas sobre seus produtos e serviços, políticas de devolução ou troca, informações de contato e outros detalhes que os potenciais clientes queira saber.

Ninguém quer fazer uma compra cega, portanto, oferecer essa informação de modo direto é uma ótima maneira de ajudar os potenciais clientes a se sentirem mais à vontade com sua empresa. E isso os torna mais propensos a converter.

8. Facilite a venda

Não tenha medo de pedir o seu negócio. É um mantra comum nas vendas: “Você tem que pedir a venda”. Isso não significa dizer: “Por favor, compre essa coisa?” Você precisa ser um pouco mais sutil. Envolva um cliente na conversa e, quando estiver falando sobre o produto, pergunte se gostaria que você o colocasse no caixa enquanto continuavam a fazer compras. Ajude-os a sentir que a venda já está feita e eles já decidiram comprar.

Online, você pode configurar seu site para enviar mensagens automáticas aos clientes com itens em seus carrinhos. Lembre-os de ir em frente e fazer a compra!

A chave aqui é fazer com que seu cliente se sinta comprometido, não pressionado. É preciso alguma prática, mas é uma tática extremamente poderosa.

9. Divulgue o tipo de atendimento que você oferece aos seus clientes

Já nos encontramos com tantas empresas que não parecem se importar com nossos negócios. Quando nos deparamos com um ótimo atendimento ao cliente, estamos muito mais propensos a comprar. Portanto, certifique-se de que o seu serviço de atendimento ao cliente possui qualidade – é muito mais provável que você faça uma venda através de funcionários amigáveis ​​e experientes do que os irritadiços.

Além disso, certifique-se de usar a internet para que as pessoas saibam o quanto você se importa com o atendimento ao cliente. Quando você receber uma boa crítica, responda e agradeça. Quando você recebe uma crítica ruim, responda e se ofereça para fazer o certo e pergunte como você pode fazer melhor.

10. Mantenha um acompanhamento atencioso e rápido

Às vezes, tudo que é preciso para obter uma conversão é um acompanhamento rápido. Isso é um pouco mais difícil com lojas de tijolo e argamassa; você precisará encontrar uma maneira de coletar endereços de e-mail de clientes em potencial. Mas, para as lojas online, é bastante comum as pessoas fornecerem endereços de e-mail. Isso significa que você pode estabelecer um relacionamento logo após ele visitar o site e lembrá-lo da venda.

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Converter suas perspectivas em vendas é uma questão de comunicação, tática de vendas e engajamento com sua base de potenciais clientes. Você apenas tem que mostrar aos seus potenciais clientes que você tem algo que eles precisam – e que você é melhor que as demais alternativas.

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