Ambiente local e nuvem: quais são as diferenças?

Ambiente local x nuvem: quais são os benefícios de cada um?

A computação em nuvem ganhou recentemente popularidade devido à  flexibilidade de serviços e medidas de segurança. Antes disso, a computação no local era a que reinava no reino devido a seus enormes benefícios de autoridade e segurança de dados. A diferença crítica entre os dois é a hospedagem que eles fornecem. Na computação no local, para hospedar os dados, a empresa usa o software instalado no servidor da empresa atrás do firewall, enquanto na computação na nuvem os dados são hospedados em um servidor de terceiros. No entanto, essa é apenas a diferença de superfície – quanto mais entendemos, mais acentuadas ficam as diferenças.

Ambiente local x nuvem: Custo

No ambiente local:

No local, envolve autoridade pessoal na computação e nos dados – eles são responsáveis ​​apenas pelos custos de manutenção e atualização do hardware do servidor, consumo de energia e espaço. É relativamente mais caro que a computação em nuvem.

Nuvem: 

Por outro lado, os usuários da nuvem não precisam pagar os encargos de manter e manter seu servidor. As empresas que optam pelo modelo de computação em nuvem precisam pagar apenas pelos recursos que consomem. Como resultado, os custos diminuem drasticamente.

Ambiente local x nuvem: Desdobramento, desenvolvimento

No ambiente local:

Como o próprio nome sugere, é um ambiente local, no qual os recursos são implantados internamente no servidor local da empresa. Essa empresa é a única responsável por manter, proteger e integrar os dados no servidor.

Nuvem:

Existem várias formas de computação em nuvem e, portanto, a implantação também varia de um tipo para outro. No entanto, na nuvem, a implantação dos dados ocorre em um servidor de terceiros. Tem suas vantagens de responsabilidade, como a transferência de espaço de segurança e extensão. A empresa terá todo o acesso aos recursos da nuvem 24 × 7.

Segurança

No ambiente local:

É preferível manter dados no local devido a conformidade de segurança. Alguns dados não podem ser compartilhados com terceiros, por exemplo, em sites bancários ou governamentais. Nesse cenário, o modelo no local atende melhor ao objetivo. As pessoas precisam seguir as premissas no local porque estão preocupadas ou têm conformidade de segurança para atender.

Nuvem:

Embora os dados da nuvem sejam criptografados e apenas o provedor e o cliente tenham a chave desses dados, as pessoas tendem a ser céticas em relação às medidas de segurança da computação em nuvem. Ao longo dos anos, a nuvem provou seu brilhantismo e obteve muitos certificados de segurança, mas ainda assim, a perda de autoridade sobre os dados reduz a credibilidade de suas reivindicações de segurança.

Controle

No ambiente local:

Como ficou claro antes, em um modelo no local, a empresa mantém e mantém todos os dados em seu servidor e desfruta de controle total do que acontece com ele. Isso tem implicações diretas no controle superior de seus dados em comparação com a computação em nuvem. Porém, isso pode não ser totalmente preciso, porque a nuvem fornece acesso total aos dados da empresa.

Nuvem:

Em um ambiente de computação em nuvem, a propriedade dos dados não é transparente. Ao contrário do local, a computação em nuvem permite armazenar dados em um servidor de terceiros. Esse ambiente de computação é popular entre aqueles cujos negócios são muito imprevisíveis ou aqueles que não têm preocupações com a privacidade.

Conformidade

No ambiente local:

Muitas empresas precisam cumprir a política de conformidade do governo que tenta proteger seu cidadão; isso pode envolver proteção de dados, limites de compartilhamento de dados, autoria e assim por diante. Para empresas sujeitas a essas regulamentações, o modelo no local as atende melhor. Os dados administrados localmente são armazenados e processados ​​sob o mesmo teto.

Nuvem:

As soluções em nuvem também seguem políticas de conformidade específicas, mas devido à natureza inerente da computação em nuvem (ou seja, o servidor de terceiros), algumas empresas não têm permissão para escolher a nuvem. Por exemplo, embora os dados sejam criptografados na nuvem, o governo nunca escolhe a nuvem, porque perder autoridade sobre suas informações é uma aniquilação direta de suas medidas de conformidade.

Muitos fatores diferenciam a nuvem e a computação local. Não é que um seja melhor ou pior que o outro, mas sim que eles têm um conjunto diferente de clientes para eles. Converse com a equipe da Siac Sistemas e descubra qual opção é a mais adequada para o seu negócio. Somos especialistas em ERP no ambiente local e também na nuvem. Faça um teste grátis clicando aqui.