Gestão financeira e seus benefícios para a empresa

Tudo o que se refere a investimentos, despesas sejam elas fixas ou variáveis, lucros empréstimos, financiamento e valor patrimonial da empresa, está diretamente ligado à gestão financeira.

A pessoa que trabalha nesta área está responsável por gerenciar finanças, procedimentos administrativos, investimentos e transações financeiras de uma organização. Além disso, é o departamento de gestão financeira que está responsável por analisar os resultados e planejar quais ações são necessárias, para obter os melhores resultados.

Como adotar a gestão financeira na sua vida e na sua empresa?

Para fazer uma gestão financeira é fundamental que o profissional responsável acompanhe de perto todas as notícias relacionadas à economia mundial. Também é responsabilidade do gestor financeiro criar estratégias financeiras que gerem lucros para a empresa. Contudo, o profissional precisa saber o momento exato de fazer investimentos e saber qual aplicação é perfeita para a empresa.

Na gestão financeira de uma empresa é imprescindível a emissão de relatórios. São eles que possibilitam o planejamento econômico e financeiro e também, o acompanhamento dos resultados.

É por meio dessa estrutura gerencial que você tem maior controle dos resultados. Além disso, compreende a proporção do lucro obtido e principalmente, se tudo está saindo conforme o planejado.

Funções da Gestão Financeira

A gestão financeira tem como função principal algumas funções como:

  • Planejar recursos de movimentação financeira;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Controlar movimentações financeiras planejadas;
  • Analisar a efetividade do planejamento;
  • Replanejar e ajustar os desvios ocorridos;
  • Orientar e determinar o replanejamento para todos os setores internos.
  • Gestão da necessidade de capital de giro (NCG);
  • Controle do contas a pagar e do contas a receber;
  • Aplicação e captação de recursos;
  • Análise de crédito e métodos de cobrança.

Para toda empresa é fundamental ter uma boa gestão financeira, já que ela é responsável por gerenciar as finanças, procedimentos administrativos, investimentos e as transações financeiras.

Diferenças entre Gestão Financeira e Planejamento Financeiro

gestão financeira

A Gestão Financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros de um negócio. Já o Planejamento Financeiro é uma ferramenta de administração que consiste no processo de reconhecimento da situação financeira atual da empresa. Além disso, determina os objetivos a serem alcançados e faz o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objetivos.

Gestão Financeira x Planejamento Financeiro: Em qual deles investir?

Primeiramente, é fundamental compreender todos os aspectos do seu modelo de negócio. A partir daí, você poderá definir onde concentrar esforços. Por exemplo, se sua empresa possui muitos funcionários e os gastos com salários e benefícios representam o maior percentual das despesas, é neste setor que você deve focar para aproveitar oportunidades. Mas se sua empresa é uma indústria que tem os custos produtivos associados a um pequeno grupo de matérias-primas, pode ser que as melhores chances de reduzir custos com um bom Planejamento Financeiro estejam neste ponto.

Entenda como a Siac Sistemas pode ajudar você

Pensando em soluções empresariais, a Siac Sistemas possui os melhores softwares de gestão financeira, tudo para que você tenha maior controle e conquiste os melhores resultados para a sua empresa.

Conheça os sistemas ERP da Siac Sistemas e descubra qual atende melhor as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores. Nossa equipe é altamente capacitada para compreender quais são as soluções mais adequadas para o seu tipo de negócio.