Ter uma gestão de qualidade em uma empresa é a garantia que os resultados esperados, sejam alcançados. É o gestor quem vai organizar e coordenar as atividades de uma empresa ou departamento, para que ela alcance os objetivos definidos.
O principal objetivo de uma gestão de qualidade está na melhoria de produtos e/ou serviços. Com isso, a empresa busca garantir a total satisfação e atender as necessidades do cliente e até, superar suas expectativas. Em resumo a gestão de qualidade é uma atitude de administração. Essa, está voltada para o estudo de risco, qualquer que seja o seu procedimento estudado.
Uma boa gestão está relacionada a:
- Ter uma visão clara de onde quer chegar;
- Definir um plano para ajudar a mensurar o objetivo e reafirmar a clareza do destino;
- Contar com os recursos necessários, ter um nível de controle para saber o que acontece na empresa;
- Supervisionar a equipe para garantir que o plano seja cumprido.
Princípios básicos da gestão de qualidade
Conheça os princípios básicos da gestão de qualidade:
- Foco no cliente: princípio fundamental que busca o atendimento pleno das necessidades dos clientes sejam elas atuais ou futuras.
- Liderança: é função do líder criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo consigam desenvolver suas atividades, de forma adequada.
- Envolvimento de pessoas: a gestão de qualidade precisa compreender o envolvimento de todos. Isso possibilita o uso de suas habilidades em prol da organização.
- Abordagem por processos: para ter uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo.
- Melhoria contínua: fator principal para que a empresa mantenha a qualidade de seus produtos e serviços, atendendo as necessidades e encantando seus clientes.
Uma boa dica de melhoria para qualquer empresa é investir em um sistema de gestão, para ajudar na conquista de melhores resultados. Conheça as soluções ERP da Siac Sistemas e veja como ela pode alavancar os resultados do seu negócio.
Gestão de qualidade, também é investir um bom sistema de gestão.