O atual cenário do mercado de trabalho se transformou de forma drástica. Se antes, boa parte dos trabalhadores estavam vinculados ou aspiravam um trabalho formal, hoje, há um movimento intenso de trabalho autônomo, freelancer, independente. Nesta conjuntura, há espaço também para um modelo de negócios que pode ser bem interessante. Estamos falando dos programas de parceria.
O movimento pode ser observado em todo o mundo.
Segundo previsões divulgadas em estudo realizado pela Intuit, até 2020, 43% dos trabalhadores americanos serão contratados independentes. A situação é motivada pela destruição dos postos de trabalho, impulsionada pela era digital, onde empresas e empregadores se articulam para projetos em novos termos contratuais.
No Brasil, somadas ao advento tecnológico, a crise financeira, o desemprego e a Reforma Trabalhista, que passou a vigorar em 2017 regulamentando o trabalho intermitente, ensejam o crescimento do mercado independente.
Programas de parceria: um modelo interessante para a sua vida profissional
As pessoas que ingressam neste tipo de atividade, buscam conciliar o
trabalho com qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Por isso, muitos
optam por empreender e/ou associarem-se a empresas que adotam programas de
parceria e representação na venda de produtos e serviços, uma medida que lhes
garanta autonomia, sem deixar de lado a rentabilidade.
Neste artigo, listamos alguns aspectos deste tipo de negociação e
assinalamos dicas para você ingressar num programa de parceria, crescer e
expandir sua rentabilidade. Confira!
O que são programas de parceria?
Os programas de parceria constituem-se como formas de trabalho
independentes, nos quais o trabalhador vincula-se à empresa como um canal de
vendas, ou seja, como uma espécie de representante. Esses programas são
vantajosos tanto para as empresas quanto para os profissionais que os adotam
como atividade profissional.
Para as empresas, os benefícios se sustentam a partir do aumento de mão de
obra disponível, aumento de capital e maiores lucros em potencial.
E quais são as vantagens dos programas de parcerias para os profissionais?
Para os profissionais, a adoção de um trabalho que já tem um modelo de negócios, apoio de vendas e suporte de marketing já estruturado, além do baixo investimento e alta lucratividade recorrente, colabora para o início de um trabalho com maiores possibilidades de acerto.
O que é preciso para obter sucesso em programas de parceria de negócios?
Para ser eficiente, uma parceria de negócios precisa ser bem estruturada
para ambas as partes. Por isso, é possível afirmar que a ferramenta mais
importante para navegar nessas águas é passar pelo processo de negociação de um
acordo de parceria comercial de forma estratégica e bem planejada.
O processo de negociação para uma parceria de negócios obriga você a pensar
sobre várias questões burocráticas, eliminar suas diferenças de opinião e
formalizar um acordo para que ambos saibam o que cada um deve fazer. Isso
protege você e a empresa.
Veja alguns itens essenciais para estabelecer uma parceria de negócios:
Elabore um acordo
Especialistas jurídicos e de negócios aconselham que todos os programas de parceria de negócios sejam formalmente lembrados com um contrato de parceria comercial. Você pode até achar que não precisa de um acordo comercial, mas a verdade é que todas as empresas, independentemente do tamanho, do número de parceiros, da idade ou da receita, devem ter um contrato de parceria de negócios completo e bem elaborado.
Este acordo evitará disputas financeiras e jurídicas no futuro, além de
detalhar um roteiro financeiro e operacional de como as operações de negócios
serão executadas.
Então temos uma dica: decida sobre metas mútuas!
Uma parceria de negócios bem-sucedida tem três componentes principais. A
parceria de negócios precisa levar em conta seus próprios interesses e os
interesses gerais da empresa com a qual você está representando.
Antes de redigir um acordo de parceria de negócios, você e seu parceiro
precisarão fazer alguns trabalhos de casa. As decisões sobre todos os objetivos
de negócios mútuos devem ser tomadas primeiro.
Discuta o crescimento do negócio projetado
A questão do crescimento dos negócios deve ser mutuamente acordada. Quais
são as metas de crescimento para o negócio? Quão rápido você quer que o negócio
cresça? Como esse crescimento será financiado? Como o capital será usado para
expandir o negócio? Tenha respostas definidas para essas perguntas e trace
roteiro de ação. Isso garantirá maior assertividade para a sua parceria
comercial.
Avalie o lucro
Um segundo objetivo mútuo a ser decidido é a questão da obtenção de lucro.
Como os lucros das empresas serão distribuídos? Cada parceiro compartilhará
igualmente os lucros da empresa? Com que frequência os pagamentos serão
liquidados?
Considere o fato de que cada empresa adotará uma remuneração específica.
Aqui na Siac Sistemas, por exemplo, oferecemos um programa de parceria que pode
remunerar o parceiro em 30%, 50%, 70% ou até 100% da venda. A diferenciação
está no tipo de parceria estabelecida.
Programas de parceria: Seja claro sobre objetivos e conflitos
Em um mundo de negócios ideal, os seus objetivos e os da empresa se alinham
e tudo flui corretamente. No entanto, o mundo não é perfeito, então você
precisa resolver qualquer conflito desde o início.
Você deve avaliar se você tem ou não objetivos pessoais que vão de encontro
à sua empresa parceira. Não desanime se você identificar áreas de
potencial atrito.
Quando você encontra objetivos pessoais que vão contra empresa, essa é uma
área em que ambos precisam se comprometer com a saúde das finanças e adotarem
uma postura de diálogo e negociação.
Você e sua empresa parceira podem se sentar para definir e explorar planos,
identificar potenciais conflitos na frente e encontrar maneiras de abordar os
diferentes objetivos juntos.
Como resolver conflitos com a empresa parceira?
Não importa o quanto seus interesses estejam alinhados, sempre haverá um
conflito em algum ponto entre você e seu parceiro. Você deve incluir termos no
contrato de parceria de negócios que descrevam claramente como o conflito de
negócios será tratado no futuro.
Esses procedimentos formais podem ajudá-lo a tirar vantagem da questão e
trazer todos para um estado de espírito profissional.
Certifique-se de incluir provisões para situações em que você simplesmente
não consegue chegar a um acordo por conta própria.
Tenha metas bem definidas com a empresa parceira
Uma vez que você tenha feito sua lição de casa e tenha as metas e as informações necessárias, é hora de se sentar com a empresa parceira. É sempre útil começar com os pontos positivos: seus objetivos comerciais mútuos. Considerando que você está iniciando um plano de negócios juntos, é provável que vocês tenham muitos objetivos em comum.
Acima de tudo, você precisa ter certeza de consegue se articular de maneira eficiente com os objetivos da empresa. Durante esta etapa, não hesite em perguntar sobre os assuntos em que surgirem dúvidas.
Programas de parceria: Faça acontecer
Começar um negócio com uma empresa parceira pode ser excitante e recompensador. O truque para dar certo é estabelecer um acordo de parceria de negócios claro e forte, para que todos saibam todas os direitos e deveres e se comprometam com metas e processos de negócios bem definidos.
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