NFC-e é a nota fiscal eletrônica do consumidor final, esse modelo de nota é uma alternativa totalmente eletrônica, que veio para controlar e fiscalizar a venda de grandes varejistas para o consumidor final. A NFC-e é uma alternativa para os documentos fiscais mais utilizados no varejo, como por exemplo, o emissor de cupom fiscal e nota fiscal modelo 2.
Com esse novo modelo de nota fiscal, as secretarias da fazenda receberão suas informações no mesmo instante em que ela é gerada, ou seja, ela diminui e tempo gasto na vistoria das máquinas pelo fisco de cada estado. Esse é um documento que tem o mesmo valor da nota fiscal impressa, só que no formato digital.
Ao informatizar a emissão da NFC-e, a comunicação com a SEFAZ ficará mais fácil registrar em tempo real, cada venda realizada, além disso, o consumidor pode consultar a mesma após a venda.
Como emitir uma NFC-e?
Para emitir uma NFC-e você vai precisar de um programa emissor e um certificado digital para assinatura eletrônica. Com o programa instalado em um computador da empresa, basta preencher a nota com os dados solicitados e assinar eletronicamente. A NFC-e é emitida pela internet para a SEFAZ.
No caso de problemas técnicos ou operacionais, você não fica impossibilitado da emissão da NFC-e, para isso, basta utilizar a contingência off-line que nada mais é que emitir a nota sem a prévia autorização do fisco. Lembrando quem nesse caso, você tem até 24 horas após a venda para transmitir a SEFAZ.
Conheça as principais vantagens da NFC-e
Utilizar a NFC-e traz vantagens e benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor e um dos principais ganhos é a sua integração com dispositivos móveis, para gerar e receber documentos fiscais de qualquer lugar que você esteja e a qualquer hora.
Com esse documento, você consegue acompanhar em tempo real aumentando a segurança em relação à compra. A primeira vantagem que você recebe de imediato é a economia já que não há gastos relacionados à impressão. Além da economia, ainda há o ganho de espaço já que a NFC-e pode ser armazenada de forma mais organizada. Isso reduz o risco de perder ou ter o conteúdo apagado com o tempo.
Caso seja necessário, a NFC-e pode ser impressa em papeis e equipamentos comuns.
Confira agora, algumas vantagens que a NFC-e traz, tanto para consumidor quanto para a empresa.
Vantagem para o consumidor
- Redução de custos com impressão de cupom fiscal;
- Cópia e consulta da nota fiscal por meio de QR Code em app próprio ou direto no site da SEFAZ;
- Impressão de nota em qualquer papel e máquina;
- Receber extrato da nota por e-mail ou por SMS.
Vantagens para a empresa
- Envio online de cupom fiscal em tempo real para a SEFAZ;
- Maior agilidade e segurança no registro de emissão de cupom fiscal;
- Diminui os custos com papel;
- Não haverá mais o custo de compra de impressora fiscal;
- Redução de custo com o TEF, podendo utilizar as máquinas de PO’s;
- Fim da burocracia de emissão de redução Z e envio de documentos fiscais para o contador no final do mês;
- Facilidade na gestão dos processos com software de emissão de NFC-e.
Quer saber mais sobre as nossas soluções e qual melhor se adequa ao seu negócio? Acesse Siac Sistemas e conheça todas as nossas soluções.