Fidelização de clientes: invista em relacionamentos

Relações de negócios fortes e de longo prazo fazem parte do sucesso de qualquer empresa. E falando nisso, a fidelização de clientes depende (e muito) da postura da sua marca perante o público. É sempre mais fácil fazer negócios com pessoas que você conhece bem – com as quais você mantém um vínculo de confiança e compreensão (e até amizade). Também é provável que você trabalhe melhor em equipe se souber que está envolvido a longo prazo e não em um evento único.

Se as relações leais estão com seus fornecedores de negócios, seus consultores de negócios profissionais ou seus clientes, você se beneficiará de investir tempo e energia necessários para cultivar esses relacionamentos.

Destacamos algumas dicas para ajudar a construir essas bases sólidas e ajudar suas relações comerciais de longo prazo a prosperar

1) Fidelização de clientes: Lembre-se que você colhe o que semeia

Esta primeira dica pode parecer senso comum, mas vale a pena afirmar: qualquer novo relacionamento leva tempo e energia para crescer. Por isso, você refletir sobre o que deposita nele desde o primeiro dia. É importante demonstrar que você é confiável, respeitoso, comprometido e confiável. Assim começará sua história de sucesso em relação à fidelização de clientes.

Faça seus pagamentos no prazo e na íntegra.

Além disso, mantenha as linhas de comunicação abertas e certifique-se de que você está ciente do que elas precisam.

Trate as pessoas com quem você faz negócios da maneira que deseja que elas tratem você. Em um bom relacionamento comercial de longo prazo, eles vão tratá-lo da mesma maneira. Se não, pode ser hora de pensar em seguir em frente.

2) Peça ajuda quando precisar

Todos nós gostamos de ser necessários, e isso também se aplica aos relacionamentos de negócios. Sua rede de negócios crescerá com o tempo se você aprender a pedir ajuda quando precisar.

Encontrar mentores e conselheiros qualificados pode ajudá-lo a contornar problemas comuns, aprender as habilidades de um novo setor e desenvolver novas habilidades.

Desenvolva sua rede, e isso pode ser feito, por exemplo, contatando aqueles que podem ajudá-lo quando você precisar. Seus mentores apreciarão compartilhar seus conhecimentos e você obterá um consultor confiável.

3) Fidelização de clientes: Conecte-se com pessoas que pensam como você

Será mais fácil para você construir relacionamentos de longo prazo se for autêntico sobre quem você é, o que sua empresa representa e quais são seus objetivos profissionais.

Seja honesto sobre isso e você terá mais facilidade em se conectar com pessoas que pensam da mesma maneira que você – isso lhe dá uma base embutida para um relacionamento comercial de longo prazo.

Ao mesmo tempo, lembre-se de que você terá que trabalhar com pessoas que talvez não compartilhem sua mentalidade. Você precisará se esforçar muito para se conectar com eles e sempre respeitar suas ideias.

4) Demonstre lealdade, mas não se limite

Uma das chaves fundamentais para a fidelização de clientes é demonstração de lealdade. Se você tem um fornecedor com o qual trabalhou durante anos, então ele estará mais propenso a ajudá-lo e recompensar sua lealdade com um melhor serviço, ofertas especiais ou atenção extra quando você precisar.

Digamos que você esteja administrando uma padaria e precise de uma panela especial, mas seu fornecedor regular não armazena esse produto. Considere ir até eles primeiro e perguntar se eles podem obtê-lo. Se não, não há problema em procurar outro lugar.

Na verdade, o seu fornecedor pode encaminhá-lo para alguém que possa comprar essas panelas. E agora, daqui para frente, você pode manter seu relacionamento com seu fornecedor de longa data e também construir um relacionamento com o novo fornecedor de itens especiais.

5) Agende reuniões presenciais

No mundo online de hoje, pode ser difícil fazer conexões reais. Ao marcar compromissos para reuniões presenciais, você promove melhor comunicação e, além disso, mais relacionamentos pessoais.

Se você tem mentores, mentorandos ou outros colegas de trabalho, marcar um horário regular no seu calendário para se reunir para discussões, por exemplo, pode fazer uma grande diferença em como você trabalha em conjunto.

Com isso, elas vão priorizar você e sua empresa em detrimento de outras pessoas que não fizeram parte do trabalho. Elas também estarão mais dispostas a trabalhar com você quando as coisas surgirem, como inevitavelmente acontecem.

6) Faça mais do que a sua obrigação

Relacionamentos comerciais de longo prazo exigem tempo, esforço e energia. Mas eles também são cruciais para o sucesso do seu negócio. Deixe que as pessoas com quem você trabalha saibam que você as valoriza e respeita, e elas irão tratar você da mesma maneira.

Alguém com quem você tem um relacionamento próximo de trabalho estará muito mais disposto a lhe dar alguns dias extras para fazer o último pagamento do que um estranho faria.

E, no final, esses relacionamentos comerciais de longo prazo tornarão seu trabalho mais divertido e gratificante. Você está criando uma rede de pessoas com ideias afins – pessoas que se tornarão amigas e também parceiras de negócios.