Fluxo de Caixa: a ferramenta decisiva para o controle financeiro da sua empresa

Uma das coisas mais importantes para uma empresa é conhecer o fluxo de caixa.

Através disso, um empreendedor sabe como está seu faturamento.  Com a posse dessas informações, pode traçar as melhores estratégias de melhorias, avanço ou crescimento.

Quer saber mais sobre a importância do fluxo de caixa para sua empresa? Continue lendo e confira!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa representa todas as entradas e saídas de uma empresa.

Esse procedimento é essencial para a eficiência em uma gestão e administração de empresas.

Afinal, é preciso conhecer os ganhos e as despesas, para calcular margem de lucro, lucro efetivo, gastos. E assim poder encontrar soluções para melhorar os resultados e reduzir despesas.

Qual a importância do fluxo de caixa para a empresa?

O fluxo de caixa é necessário para uma boa gestão financeira, mas, quais seus efeitos e sua importância no sucesso e desempenho de uma empresa? Confira!

1. Ajuda a gerenciar os gastos

O primeiro passo para quem deseja conhecer e controlar gastos e despesas é analisar o fluxo de caixa.

Controlar cada saída é fundamental para identificar o que está gerando mais gastos dentro da empresa. E dessa forma, é possível avaliar e planejar as correções e cortes necessários.

Através de uma análise de fluxo de caixa, é possível verificar em qual setor está concentrado o maior número de despesas e se há desperdícios ou gastos desnecessários que possam ser corrigidos.

Com a redução de gastos, a margem de lucro da empresa tende a crescer de forma saudável, somente com correções em rotinas administrativas internas e não com mudanças mais drásticas que podem afetar os consumidores finais.

Por isso, é de extrema importância fazer essas correções o mais rápido possível, tornando assim necessário o conhecimento de saídas no fluxo de caixa.

2. Garante o controle financeiro

Para projetar a empresa para ganhos maiores, almejando avanço e crescimento, é preciso conhecer o histórico financeiro da mesma.

O fluxo de caixa ajuda a garantir o controle financeiro da empresa, sabendo exatamente a origem dos maiores retornos, qual é o lucro mais recorrente nas entradas e onde está a maior taxa de saídas. 

Uma empresa de sucesso conhece essas características e projeta através delas as melhorias necessárias.

O controle financeiro através do fluxo de caixa também ajuda na gestão de estoque e organização para demandas.

3.    Possibilita planejamentos eficazes

Outra importância do fluxo de caixa, está em conseguir estabelecer metas de avanço ou redução de custos.

Através desse procedimento, é possível conhecer até onde a empresa pode chegar com os recursos que possui, ou quanto precisa aumentar esses recursos para ir mais longe.

Um planejamento eficaz necessita de dados certeiros, e para isso, ter o controle do fluxo de caixa é imprescindível.

Quanto a empresa tem faturado anualmente? É possível aumentar esse faturamento? De quais formas? Para onde tem ido o dinheiro gasto na empresa? E de onde tem vindo?

Essas são perguntas essenciais para um planejamento eficaz, e que o fluxo de caixa consegue responder.

4.    É determinante para tomada de decisões

Suponha que uma empresa esteja com resultados baixos, e que o retorno não esteja cobrindo os gastos, gerando prejuízo. Ou então, que esteja somente cobrindo os gastos, sem geração de lucro efetivo. Como proceder?

Uma empresa que não faz as análises necessárias, pensa logo em aumentar o valor para o consumidor final. No entanto, essa medida pode acarretar diminuição de vendas e perda de clientes, o que só vai agravar o quadro da empresa e a levará a ruína.

Por isso, é importante tomar todas as decisões baseadas em análises do que pode ser melhorado de forma inteligente e estratégica. 

Muitas empresas não tem gerado lucro por não conhecerem seu fluxo de caixa, ou só conhecerem o básico de entradas e saídas sem analisar com seriedade e de forma rígida.

Através dessa análise é possível tomar decisões como corte de gastos, diminuição de custos com investimento em tecnologia, reestruturação de fornecedores, gestão de estoque, eliminação de desperdícios etc.

Tudo isso, sem afetar a qualidade e o preço para o consumidor.

Conseguiu entender a importância do fluxo de caixa para sua empresa? Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos em suas redes sociais!

web Autor