Fidelização de clientes: 10 dicas imperdíveis

Atrair as pessoas para sua loja ou seu site, e fazer com que cliquem em um link ou pisem na loja física é apenas a ponta do iceberg. Transformá-los em clientes pagantes fiéis é que é o desafio. Existem várias técnicas para fechar uma venda. Mas como ganhar a fidelidade do cliente de fato? Transformar leads em clientes fiéis beneficia sua empresa de várias maneiras. Assim, vamos falar agora sobre 10 boas práticas para a fidelização do cliente e fazer com que ele volte para mais.

1. Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido

O atendimento ao cliente pode ser considerado um dos fortes diferenciais de qualquer marca, já que cada empresa tem sua própria maneira de fazer isso.

E uma das premissas básicas é atender o cliente como ele gostaria de ser atendido, ou seja, é preciso se pôr no lugar do cliente.

Isso significa que você deve conhecer suas preferências, suas necessidades e ser capaz de captar qualquer sinal que esse futuro cliente dê para adequar a sua abordagem.

Se você é desses que tentam empurrar um produto ou serviço para o cliente, porque acredita que é o melhor para ele, está fazendo isso errado.

É preciso escutar e compreender exatamente o que ele procura.

2. Direcione o foco para o cliente certo

Seu negócio já possui as buyers personas bem definidas?

Caso contrário, talvez seja a hora de criá-las.

Uma buyer persona nada mais é que o perfil do seu cliente ideal.

Assim, traçar esse perfil com informações claras e concisas sobre seu público-alvo é essencial para evitar perda de tempo e dinheiro.

É justamente o que ocorreria ao tentar alcançar pessoas que talvez não estejam interessadas ou não precisam da sua solução naquele momento.

Com as personas, você direciona os esforços para encontrar os clientes que estejam mais propensos a fazer a compra.

Neste outro artigo, explicamos melhor o que é buyer persona e como encontrar o cliente ideal.

3. Crie uma experiência de atendimento única

Se você já foi mal atendido em alguma loja, provavelmente não quer voltar lá, muito menos indicar essa loja para conhecidos, não é mesmo?

Portanto, desde o primeiro contato com o cliente, seja ele por telefone ou um simples e-mail, é crucial criar uma experiência de atendimento única.

Uma abordagem mais humana e personalizada dá a sensação de exclusividade. E quem é que não gosta de se sentir VIP?

Investir em treinamento e capacitação da sua equipe de vendas também é outro ponto importante para garantir um atendimento de excelência.

4. Programas de fidelidade

Programas e clubes de fidelidade são bons atrativos para manter os clientes com você por muito tempo, oferecendo vantagens e descontos exclusivos para os participantes.

Mas para que o programa de fidelidade consiga uma boa taxa de adesão, é preciso seguir algumas regrinhas básicas.

Vamos a elas:

  • Tenha um regulamento fácil de entender
  • Ofereça recompensas e vantagens que o cliente realmente deseja ganhar
  • Incentive a participação ativa no programa
  • Capte informações e dados sobre o comportamento do cliente, como suas necessidades e objetivos
  • Seja ético, tenha responsabilidade e compromisso com o cliente.

5. Para clientes fiéis, dê tratamento VIP

Clientes fiéis são responsáveis por grande parte no lucro da empresa. Nada mais justo que dar um tratamento VIP para eles, não concorda?

Isso pode depender das possibilidades e recursos que cada empresa possui, mas oferecer um tratamento diferenciado não é trabalhoso assim.

Além das vantagens de um programa de fidelidade, você pode ainda disponibilizar cupons e descontos exclusivos, pacotes ou planos personalizados, lançamento de produtos ou funcionalidades antecipado, entre outras possibilidades.

O importante é deixá-los satisfeitos e sentindo-se especiais de certa forma.

6. Aposte na experiência do cliente

Surpreender os seus clientes mantém a empresa em suas mentes e reforça os seus valores. Assim, é imperativo investir na experiência do cliente.

Isso implica, às vezes, em ter flexibilidade nas negociações. Afinal, cada cliente tem suas próprias circunstâncias e problemas.

Digamos que você tenha um e-commerce de vestuário, sua política de devolução é de 30 dias, mas o cliente não conseguiu devolver o produto por estar fora da cidade ou outro motivo.

Ao invés de se recusar a devolução, não faria mais sentido você aceitá-la e oferecer um reembolso ou crédito na loja?

Com certeza, seu cliente se sentiria mais satisfeito e propenso a voltar a fazer negócios com você no futuro.

Ser 100% certinho nessa hora, seguindo as regras à risca, não ajuda em nada.

7. Monitore, sempre

Monitorar é uma palavra de ordem para qualquer estratégia de marketing.

Afinal, como dizer se a sua ação foi bem-sucedida ou não se você não está por dentro do que está acontecendo?

A partir daí, é preciso ter atenção a dois pontos.

O primeiro é garantir que sua equipe está totalmente focada nos resultados e estabelecer métricas para esse acompanhamento.

Já o segundo é investir em um bom software de CRM.

O CRM ajuda a empresa a monitorar o processo de negociação de cada cliente, tornando muito mais fácil oferecer o produto certo na hora certa para cada um em específico.

Além disso, você consegue ter insights do que está dando certo ou não e, assim, fazer ajustes nos pontos que precisam para melhorar o desempenho.

8. Esteja presente depois da venda

Um dos erros mais recorrentes que a maioria das empresas cometem é achar que, após a venda, o trabalho está concluído.

Com o mercado altamente competitivo que temos hoje, desenvolver uma estratégia de pós-venda é tão necessário quanto convencer o cliente a fechar o negócio pela primeira vez.

Estar presente depois da venda demonstra para o cliente o seu interesse no sucesso dele.

Telefonemas, e-mails ou até mesmo reuniões presenciais de follow-up devem ser feitas regularmente.

O follow-up é uma excelente maneira de medir o nível de satisfação do cliente, pedir feedback, oferecer suporte técnico e esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento do produto ou serviço.

Você também pode utilizar esse momento para educar seus clientes com material e informações de qualidade, relevantes para as suas necessidades.

Nada que uma boa estratégia de marketing de conteúdo não resolva!

9. Agradeça e reconheça o cliente

Fidelizar seu cliente trata-se de reconhecer e mostrar da melhor maneira possível sua apreciação por ele.

Assim, esforce-se para manter contato sempre que oportuno.

Enviar um cartão de Natal, um brinde, desejar-lhe um feliz aniversário ou qualquer outro tipo de felicitação, são as pequenas coisas que fazem com que os clientes se lembrem da sua empresa.

Esse reconhecimento não apenas mostrará que você se importa, mas também abre portas para um feedback útil, com o qual você pode moldar sua empresa para o futuro.

Portanto, é vital que você combine habilidades profissionais e pessoais para construir e manter esse relacionamento com seus clientes.

10. Ouça o que o cliente tem a dizer

A internet e as redes sociais possibilitaram não só que os clientes encontrassem as informações que estão procurando em relação ao seu produto ou serviço, como também entrassem em contato com a empresa facilmente e por canais alternativos.

Ao mesmo tempo em que isso serve para estreitar o relacionamento entre marca e consumidor, também pode ser um problema quando as pessoas são ignoradas nessas plataformas.

É preciso que a comunicação seja uma via de mão-dupla.

Assim, você tem o compromisso de sentar e ouvir o que o cliente tem a dizer, independente do canal de comunicação que ele esteja utilizando.

Entende que eles podem apontar algum detalhe que passou despercebido e que talvez afete a satisfação de outros clientes no futuro.Escolha o modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por

Conclusão

Pronto para dar o primeiro passo na conquista do coração dos seus clientes?

Acreditamos que, ao final desta leitura, você esteja apto para aplicar boa parte das dicas que mostramos, traçar sua estratégia de fidelização de clientes e começar a transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Caso utilize alguma outra técnica para fidelizar e reter seus clientes, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

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