Boleto registrado: o que muda?

O comunicado da FEBRABAN deixou muita gente confusa ao determinar que o boleto registrado passe a ser obrigatório, deixando o boleto sem registro com os dias contados. Para entender melhor o que muda e como isso vai afetar no dia a dia dos pagamentos é preciso ler bastante a respeito antes de entrar em desespero.

A mudança veio como uma forma de diminuir o sofrimento dos bancos, causados pelas fraudes de boleto. Ledo engano daqueles que acreditam que a fraude só acontece no mundo virtual, no mundo físico as quadrilhas modificavam sutilmente alguns dígitos no meio do pagamento, fazendo com que o dinheiro fosse desviado para outras contas.

Tudo isso, gerava uma série de problemas e dívidas para os bancos, pois precisavam arcar com todos os prejuízos das fraudes. Para proteger o consumidor e acabar com esse problema a FEBRABAN criou o projeto Nova Plataforma de Cobrança, que exigem a emissão de boleto registrado.

A nova plataforma de cobrança visa contribuir com a segurança dos bancos, consumidores e vendedores.

Entenda como funciona o boleto registrado

A partir de agora a emissão de boletos vai ser uma operação mais segura, com todas as cobranças registradas no sistema bancário. Com o boleto registrado, as instituições terão informações completas de cada boleto emitido, o que não acontece no boleto sem registro.

O boleto registrado é uma mudança que já está acontecendo e com ele todos que utilizam esse meio de pagamento,  receberão alguns benefícios:

  • Melhor gestão da carteira, saber quem pagou, quando e quanto;
  • Conciliação e relatório de gestão;
  • Maior segurança e entrega eletrônica por meio do DDA (Débito Direto Autorizado);
  • Os boletos poderão ser usados como lastro em operação de crédito;
  • Comodidade para pagar o boleto em qualquer banco, mesmo após a data de vencimento.

Outro benefício do boleto registrado está em caso de não pagamento, nesse caso ele pode ser protestado em cartório. As mudanças já estão acontecendo fique atento às informações e os prazos para adequação.