Para ter uma empresa de sucesso, você precisa aprender como ser um empreendedor profissional em um ambiente de negócios. Afinal, o profissionalismo é um dos pilares das boas prática de gestão empresarial.
Muitos empreendedores acreditam que o termo “profissionalismo”? se refere apenas ao uso de trajes sociais, mas a grande verdade é que a expressão tem um significado mais amplo e está intimamente ligada a uma coleção de atitudes e comportamentos que mostram respeito, competência e dedicação.
Alguns aspectos da atuação enquanto empreendedor profissional podem variar dependendo do tipo de empresa – pode-se esperar que os advogados usem ternos, por exemplo, o que obviamente não é o caso dos padeiros. Mas os principais elementos do profissionalismo se aplicam em todas as áreas – e são fáceis de aprender. Confira!
1. Seja pontual!
Uma das maneiras mais importantes para se tornar um empreendedor profissional também é uma das mais simples: nunca se atrase. Seu tempo é valioso, assim como o tempo de seus clientes e colaboradores do escritório. Demonstre que você os respeita, sendo pontual para reuniões, compromissos e teleconferências.
Imprevistos acontecem e mesmo aqueles com as melhores intenções encontrarão obstáculos para manter a pontualidade de vez em quando. Profissionais de gerenciamento de tempo recomendam para contornar este tipo de obstáculo de atraso, é necessário construir uma reserva de tempo. Ou seja: se você costuma chegar na empresa às 8h00, faça uma meta para chegar às 07h45. Dessa forma, se acontecer algum contratempo durante o seu percurso, você ainda poderá chegar a tempo.
Quando se trata de reuniões com clientes ou eventos VIP, esforce-se por chegar pelo menos trinta minutos mais cedo. Este adiantamento vai lhe ajudar a organizar os pensamentos e ainda se preparar mentalmente para o momento. Nada é menos profissional do que manter um grupo de pessoas à espera e apressar-se, afobado.
Muitos de nós lutam com a pontualidade, mas um pouco de prática pode fazer com que você chegue na hora certa.
2. Seja diplomático!
Parte do trabalho em um ambiente comum é lidar com diferentes pessoas com suas distintas personalidades e estilos. Como empreendedor profissional, o comportamento mais adequado é sempre diplomático, para jamais se envolver em pequenas disputas administrativas.
Esforce-se para ser franco e direto em suas interações. Evite qualquer tipo de fofoca e boatos. Se você tiver um problema com um de seus colaboradores, faça um esforço para resolver o problema de maneira direta e cortês.
A ideia é demonstrar que a sua maior preocupação é o bem estar geral da empresa – já que questões pessoais não devem atrapalhar a sua rotina produtiva.
3. Preste atenção à sua aparência
Em nosso mundo de trabalho cada vez mais casual, os códigos modernos de vestimenta de escritório podem estar sujeitos a interpretações liberais. Uma boa regra é sempre se manter adequado ao ambiente onde você vai atuar.
Sua roupa pode mostrar que você respeita a si mesmo e às pessoas ao seu redor ou que simplesmente não se importa muito. Você não precisa usar um terno de três peças para trabalhar em um escritório casual, o importante é fazer um esforço para manter uma aparência limpa e bem cuidada.
Cultivar um estilo profissional de vestir vai lhe ajudar a se manter confortável e refletir o seu profissionalismo. Confira o que as outras pessoas em seu segmento ou em seu ambiente de trabalho estão usando para descobrir o nível certo de formalidade.
4. Seja gentil!
Gestos simples, como segurar a porta para os outros, dizendo “por favor”? e “obrigado” ?? conforme apropriado, e abordar os colegas em tom cordial pode diferenciá-lo de um empreendedor amador.
Da mesma forma, é importante ser respeitoso com o espaço de escritório compartilhado. Se houver uma sala de descanso, não seja aquela pessoa que desrespeita o espaço alheio e deixa coisas espalhadas de forma desorganizada, sobretudo, porque você precisa dar bons exemplos aos seus colaboradores.
Pequenas considerações mostram ao seu escritório que você é respeitoso com os outros, o que é uma característica do empreendedor profissional.
5. Cultive uma atitude profissional
Os empreendedores profissionais sabem que abriram uma empresa para trabalhar – não para socializar ou recusar projetos chatos ou menores. Tempo é dinheiro e é vital mostrar que você está se esforçando para ser o melhor empreendedor possível.
Os profissionais também reconhecem que mesmo os melhores empregos do mundo têm momentos de tédio. Ao invés de resmungar sobre atribuições, os empreendedores profissionais fazem o trabalho que lhes é pedido com graça e orgulho.
Fazer o trabalho – até mesmo em horas extras – sem reclamar vai mostrar que você está priorizando o trabalho ao invés de suas preferências pessoais, o que é crucial para uma reputação profissional.
6. Admita e aprenda com seus erros!
Somos todos humanos, o que significa que somos falíveis. Mesmo o empreendedor mais experiente pode se lembrar de um momento em que estragou alguma coisa no trabalho. Acontece. Até os melhores de nós cometem erros.
A chave de como ser um empreendedor profissional enquanto se recupera de um erro no trabalho é confrontar esse erro de frente. Profissionais percebem que a melhor jogada depois de cometer um erro é aliviar os danos. Eles sabem que que precisam aceitar a responsabilidade, tentar consertar o dano e, em seguida, seguir em frente.
Profissionalismo não tem a ver com ser perfeito o tempo todo, mas com o aprendizado para lidar com os obstáculos do caminho com graça. Os melhores profissionais sabem que cada erro apresenta uma oportunidade de aprender como fazer as coisas da próxima vez.
7. Fique atento à sua comunicação
Somos um mundo digital e hiper conectado. Isso significa que grande parte da nossa comunicação diária de negócios acontece em tempo real. Essa corrida nos deixa abertos a cometer erros e a usar um estilo casual que não é muito adequado ao trabalho.
Faça um esforço para transmitir profissionalismo em toda a comunicação, seja via telefone, videoconferência, e-mail ou texto. Evite comunicar-se de maneiras que sejam muito informais para a situação.
Quando você estiver se comunicando com clientes ou parceiros de negócios, tenha em mente que o seu modo de comunicação vai representar o seu modo de trabalho.
Em relação a comunicação com os seus colaboradores, seja sempre direto, específico e positivo. Como líder da empresa, você precisa motivar sua equipe a se desenvolver e fazer o trabalho render.
Neste contexto, um simples boco formal de assinatura de e-mail informando seu nome, título profissional e informações de contato pode elevar até mesmo a comunicação mais básica.
Além disso, aproveite a verificação ortográfica! Erros de digitação e erros gramaticais podem colocar todo o seu trabalho a perder, afinal, eles acometem a sua credibilidade. Revise todos os seus textos e certifique-se de que estão corretos e redigidos em uma linguagem clara e eficiente.
8. Torne o profissionalismo um hábito!
Aprender como ser um empreendedor profissional em um ambiente de negócios é simplesmente fazer um esforço para demonstrar comportamentos que mostram que você se importa com sua própria performance, com o desenvolvimento, qualidade e bem estar da sua equipe e com o crescimento da sua empresa. E mais: ser profissional vai ajuda-lo até mesmo além do ambiente corporativo, afinal, nunca é demais ser oportuno, educado, competente e respeitoso!