A pandemia de coronavírus COVID-19 aumentou rapidamente em todo o mundo, deixando milhões de pessoas preocupadas com todos os aspectos de suas vidas. Para proprietários de pequenas empresas, é importante ter empatia e estar presente para clientes e funcionários durante esse período difícil. Aqui estão 5 dicas de gerenciamento de negócios para fornecer atendimento ao cliente em tempos de crise:
1. Entre em contato com seus clientes e simplesmente informe-os de que podem contar com você!
Durante esse período difícil, é importante deixar seus clientes verem o seu lado humano. Felizmente, você já construiu relacionamentos fortes e confiantes e, simplesmente contatando-os de maneira honesta e sincera, eles apreciarão sua postura e isso poderá levar a vínculos adicionais como pessoas, não apenas como negócios.
2. Tranquilize seus clientes de que você está seguindo todas as diretrizes recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde
Mantenha seus clientes informados sobre seus negócios e o que você está fazendo para garantir que todas as diretrizes estaduais e locais sejam cumpridas. Diga a eles exatamente o que você está fazendo e compartilhe com algumas dicas e lembretes importantes para que eles fiquem seguros.
3. Gerenciamento de negócios: Esteja preparado para fazer negócios de maneira diferente e acomodar suas necessidades
Este é um momento em que tudo está fora do normal. Para os clientes que o procuram e precisam de sua ajuda com produtos e serviços, é importante estar preparado para atender às necessidades deles, mesmo que você precise fazer as coisas de maneira diferente. Por exemplo, se você possui um restaurante que está fechado, mas ainda pode fazer a entrega, agora é a hora de informá-los sobre o serviço especial de delivery. Um ajuste que facilita a vida do seu cliente e mantém seu negócio funcionando.
4. Gerenciamento de negócios: Continue a retribuir de maneira segura e siga as diretrizes dos órgãos de saúde
Se você é ativo em sua comunidade e gostaria de continuar envolvido, pense em como você ou sua empresa pode ajudar as pessoas da sua área durante esse período. Pode ser algo simples, como doar refeições a uma instituição de caridade local ou usar suas habilidades profissionais para oferecer outros tipos de assistência. Por exemplo, se você é nutricionista, talvez seja possível transmitir receitas ao viv/o.
5. Mantenha contato e informe os clientes sobre quaisquer atualizações e mudanças nos negócios
Como esta é uma situação que muda rapidamente, é importante garantir que seus clientes tenham informações atualizadas. Você não deseja inundá-los com itens que não são úteis, não é mesmo? Mas sempre que as coisas mudarem, você deve garantir que elas sejam informadas, e assim deixar claro sobre a melhor forma de entrar em contato com você para finalmente fazer negócios.
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais os pequenos empresários podem realizar o gerenciamento de negócios durante a crise e ainda fornecer um atendimento ao cliente que seja autêntico e personalizado.
A Siac Sistemas reforça nosso compromisso com nossos clientes, sejam quais forem as dificuldades. Conte com o nosso apoio e suporte de sempre, juntos vamos superar todas as adversidades.