O mundo dos negócios é um mundo de infinitas possibilidades. Com efeito, as empresas estão sempre se reinventando para se manterem rentáveis, competitivas e sustentáveis.
Sabe-se que para conquistar e manter o sucesso, os empreendedores precisam inovar, aprimorar e buscar formas de alavancar os rendimentos de suas empresas.
Entretanto, muitos ficam com receio de se aventurarem em medidas que envolvem riscos.
Com isso, a venda consignada surge como uma solução altamente eficaz para empreendedores que querem ampliar a lucratividade sem sobressaltos.
Isso porque o método envolve custos e riscos mínimos, já que a venda final é delegada para um consignatário, ou seja, um vendedor parceiro.
Se você quer entender um pouco mais sobre vendas consignadas, continue lendo este artigo e veja como adotar a medida em sua empresa!
Afinal, o que é venda consignada?
Também denominada de contrato estimatório, a venda consignada é uma forma de negociação. Nela, o comerciante ou fornecedor transfere o processo de comercialização para outra empresa ou vendedor.
Neste caso, o responsável pelo fechamento da venda recebe uma porcentagem ou comissão pela transação comercial.
A medida é bastante eficaz e oferece muitas vantagens para os empreendedores que a utilizam, sejam eles os proprietários dos produtos ou os consignatários.
Ambos podem lucrar com este tipo de comercialização. Sobretudo, porque há um investimento baixo para adoção da medida e o retorno costuma ser favorável.
Na negociação inicial, o proprietário e o consignatário estipulam valores e datas de fechamento de vendas. Assim, o primeiro consegue ter uma estimativa mais ou menos precisa do retorno financeiro. Já o segundo, pode demarcar novos preços para as mercadorias, a fim de ampliar seu lucro.
Quais os benefícios da venda consignada?
Para o empreendedor proprietário dos produtos, há o benefício da expansão dos itens no mercado, já que estes passam a ser comercializados em diversos pontos da cidade.
Essa ampliação também colabora com o aumento da visibilidade de sua marca. Isso acontece porque, à medida em que os produtos ficam expostos em vários locais, acabam atingindo mais pessoas.
Para os empreendedores consignatários, as vantagens também são bastante significativas. Podemos destacar, por exemplo, a flexibilização das obrigações financeiras relativas à mercadoria, pois se ela não for vendida, poderá ser devolvida sem nenhum ônus.
Ao poder devolver o que não foi vendido, estes comerciantes também gastam menos estoque e otimizam a gestão do negócio.
Sem contar que a consignação também é uma excelente forma de diversificação do empreendimento. Vendendo diferentes produtos, há uma grande chance de se conquistar diferentes públicos.
Como adotar a venda consignada em minha rotina financeira?
O primeiro passo é buscar parceiros idôneos que estejam alinhados com o propósito de sua marca, método de comercialização e rotina administrativa. Afinal, este comerciante passará a ser um corresponsável na apresentação do seu produto perante o mercado.
Esteja certo que a pessoa ou empresa escolhida estará comprometida com a venda e com a satisfação dos clientes, pois a sua credibilidade precisa ser mantida a cada comercialização.
A regra é óbvia: você não gostaria que alguém ou alguma empresa em que não confia representasse o seu empreendimento, certo?
Ao encontrar um consignatário que atenda as expectativas de sua empresa, formalize a negociação através de contratos e documentos legais. Essa medida confere maior segurança tanto para a sua empresa quanto para a do parceiro e pode evitar contratempos.
Logo em seguida, estabeleça um controle de todas as mercadorias repassadas ou recebidas do consignatário. Isso inclui anotar saídas, entradas, despesas e receitas. Além disso, efetuar a administração do estoque de forma assertiva e constante.
Para isso, considere adotar um bom sistema de gestão empresarial. Eles facilitam todas essas operações e possibilitam uma visão integrada de cada movimentação.
Se você ainda tem dúvidas sobre a adoção de vendas consignadas e precisa de ajuda para gerir este tipo de negociação, solicite uma consultoria gratuita da Siac Sistemas. A empresa está há mais de 25 anos no mercado de soluções empresariais e conta com sistemas que detém um módulo especialista em consignação.