Como proprietário de uma empresa, você provavelmente já sabe que o marketing para promover seus produtos e serviços é importante. Mas apenas destinar dinheiro para publicidade não vai te dar os resultados que você está procurando. Você tem que ter certeza que você está enviando sua mensagem para as pessoas certas, ou seja, para o seu público-alvo.
Por que as pequenas empresas precisam definir um público-alvo?
Por que a definição do público-alvo de sua empresa é tão importante? A resposta é simples: porque esses clientes-alvo estão onde seu dinheiro de marketing irá realmente surtir efeito. Essas são as pessoas que realmente se encaixam em seu produto ou serviço; ou seja, é a atenção delas que você precisa conseguir.
Não adianta gastar dinheiro com marketing se seus anúncios estiverem direcionados para pessoas que não estão interessadas em seus produtos. Elas simplesmente não vão lhe oferecer o engajamento que você espera. Portanto, o seu plano negócios deve contemplar um público-alvo com base nos produtos que você vende, nos serviços que sua empresa oferece e no valor que seus clientes podem obter ao adquiri-los.
Cabe ressaltar que os dados demográficos fornecem informações importantes sobre o tipo de pessoas que se beneficiariam com sua empresa. Essas informações cruciais podem ajudar você a segmentar suas plataformas de publicidade e mídias sociais para alcançar esses indivíduos, construindo assim uma marca mais forte, bem como um público-alvo correto.
Isso parece muito para peneirar, mas é muito mais simples do que você imagina.
Definição da demografia do público-alvo de sua empresa
O primeiro passo para definir seu público-alvo é detalhar os dados demográficos de seus clientes ou potenciais clientes. Esse é o lugar mais fácil para começar, já que, como proprietário de uma empresa, você já está muito familiarizado com seus consumidores.
Basta fazer uma lista das características óbvias dos seus clientes ou potenciais clientes. Por exemplo, se você administra um pet shop, seus clientes seriam “pessoas que possuem e cuidam de animais de estimação”. Se você possui um negócio de assistência técnica para informática, seus clientes seriam “pessoas ou empresas que precisam consertar itens eletrônicos”.
Veja se você pode segmentar seus clientes em categorias como:
- Faixa etária
- Gênero
- Etnia
- Nível de educação
- Ocupação
- Nível de renda
- Estado Civil / Familiar
Respondendo a essas perguntas importantes, você poderá criar um perfil demográfico de quem são seus clientes atuais.
Defina a rotina do público-alvo de sua empresa
Depois que você conseguir criar uma imagem mental clara do perfil demográfico de seus clientes ou potenciais clientes, é hora de expandir esse perfil para incluir a rotina de seu público-alvo.
Nesta etapa, é necessário entender que lugares esses clientes frequentam, o que eles leem, o que gostam de ouvir, o que eles pesquisam na internet, que problemas possuem e como agem para encontrar soluções.
Uma maneira de obter informações valiosas sobre essa rotina de seus clientes ou clientes é considerar questões como:
- O que seus clientes ou potenciais clientes gostam?
- O que seus clientes ou potenciais clientes não gostam?
- Quais valores seus clientes ou potenciais clientes compartilham?
- Onde eles recebem as notícias deles?
- Onde eles conseguem entretenimento?
- O que eles leem ou escutam?
- Como seus produtos ou serviços podem melhorar suas vidas?
- Quais são seus pontos de dor?
Ao responder a essas perguntas-chave, você poderá definir a rotina de seus clientes ou potenciais clientes. Dessa forma, você terá uma noção de quais tipos de marketing eles responderão e quais elementos de seu produto ou serviço você precisa destacar para chamar a atenção deles.
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Definir o seu público-alvo é um passo inteligente no plano de marketing de qualquer empresa. Ao realizar uma pesquisa de plano de fundo, articular sua demografia e explorar como alcançar esses dados demográficos pode ajudar a impulsionar suas vendas.