No mundo dos negócios, uma terminologia muito utilizada é ticket médio. Esta é uma das métricas mais importantes que envolvem uma empresa. A partir dela é possível avaliar o quanto os clientes estão comprando e verificar também quais produtos geram maior retorno.
Mas o que é o ticket médio? Nada mais é do que o valor médio que os clientes gastam em sua loja física, e-commerce ou de acordo com um serviço que você preste. Esta métrica pode ser usada para empresas de qualquer setor.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo desta métrica é bem simples, ou seja, se você não o faz, está perdendo grande oportunidade de saber melhor como anda seu negócio.
Basta pegar o valor de faturamento, por qualquer período de tempo que queira avaliar, e dividir pela quantidade de clientes que você atendeu durante essas vendas.
Por exemplo, se o faturamento da sua empresa foi 50.000,00 reais em um mês e 100 clientes compraram. Isto significa que seu ticket médio é 500,00 reais.
Como posso aumentar esses números?
Agora que você já sabe qual é o ticket médio de sua empresa, ou já sabe como calcular este número, vamos descobrir quais ações você deve tomar para aumentar a métrica de sua empresa e ter maior lucro.
Ofereça uma gama maior de produtos
Uma dica importante é aumentar seu nicho de produtos, facilitando a vida do consumidor. Se o seu negócio oferece vários itens que seu cliente precisa, por exemplo, ele não precisará sair e procurar outro estabelecimento. Quanto mais produtos interessantes você tem, maior a chance do cliente gastar.
Não deixe que o cliente esqueça nada
Sempre vale lembrar o cliente de que ele pode garantir um complemento que os olhos dele ainda não viram. Ou que a cabeça dele ainda não lembrou. Por exemplo, se você vende roupa e sua cliente comprou uma blusa, que tal combinar um acessório para ela ficar ainda mais bonita?
Se você vende maquiagem e sua cliente comprou uma base, por que não oferecer um pincel adequado para a aplicação?
Da próxima vez que for ao supermercado, repare como os itens do churrasco estão dispostos próximos. Isto é uma estratégia para aumentar seu ticket médio e fazer com que você consuma mais.
Ofereça descontos na próxima compra
Baseado no ticket médio, a empresa pode extrair uma margem de desconto que não irá impactar nos lucros de maneira negativa. Pense, por exemplo, em ofertas como “ganhe um brinde nas compras acima de R$ 50,00”. Ou “gaste mais R$ 100,00 e tenha desconto em sua próxima compra”.
A disposição dos produtos nas gôndolas é proposital
Primeiramente, analise quais são os itens mais vendidos em seu estabelecimento e aqueles que não saem muito. Eles devem estar dispostos juntos, estimulando a compra de itens que o cliente normalmente não levaria. Isto elevará o ticket médio do seu negócio. Não basta simplesmente colocar um “do lado” do outro, é preciso despertar a atenção do cliente. Use a criatividade.