NFS-e: conheça os impostos da nota fiscal de serviço eletrônica

A NFS-e é o meio que os empreendedores têm de registrar as atividades da sua empresa, com todos os impostos que envolvem operações contábeis. Muitas pessoas ao abrir um negócio próprio, não imaginam a quantidade de detalhes que cercam uma gestão tributária.

A começar pelos impostos pagos para manter a empresa funcionando dentro da lei, e os que precisam ser retidos a cada serviço executado ou produto vendido. A retenção de impostos da NFS-e e a substituição tributária têm como objetivo garantir o recebimento de impostos pelo Fisco. Visa também, antecipar o pagamento e ainda combater a sonegação no país.

A NFS-e, nota fiscal de serviço eletrônica, é um documento de existência exclusivamente digital, que é gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por uma entidade conveniada. Essa nota fiscal visa documentar as operações de serviço prestadas.

Taxas pagas da NFS-e

A cada NFS-e emitida, sobre o valor total pago pelo cliente, é preciso aplicar o desconto relativo ao imposto devido. Esse valor é direcionado ao governo federal, sem desconsiderar as Contribuições Sociais Retidas na Fonte (CSRF).

Confira agora, o que é cada um dos impostos da NFS-e:

ISS

Esse é o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, um tributo municipal que tem como contribuintes as empresas e os profissionais autônomos que prestam o serviço tributável. No entanto, a responsabilidade de recolhimento do imposto pode ser atribuída às empresas ou indivíduos que tomam o serviço, pelo município e o Distrito Federal.

INSS

Imposto de Renda fornecido ao Instituto Nacional de Seguridade Social, essa é uma contribuição feita pelo trabalhador brasileiro.

PIS/PASEP

Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, contribuições tributárias para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita.

COFINS

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, esse é um tributo incidente sobre a receita bruta das empresas em geral. Essa taxa tem como objetivo financiar a seguridade social que inclui Previdência Social, a Saúde e a Assistência Social.

CSLL

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido um tributo federal brasileiro, que incide sobre o lucro líquido do período-base antes da provisão para o imposto de renda.

IRPJ

Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas é um tributo destinado para contribuintes sujeitos ao pagamento do IRPJ, as pessoas jurídicas e pessoas físicas por elas equiparadas domiciliadas no Brasil.

ICMS

Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Esse é um imposto federal que só envolve os governos dos estados e do Distrito Federal.

Conheça a Siac Sistemas e suas soluções para prestadoras de serviço.