Precificação de produtos: como estabelecer um valor justo

Estabelecer a precificação de produtos é algo que pode tirar o sono de muitos empreendedores, a preocupação em gerar faturamento sem descuidar da satisfação do cliente não é fácil. Para definir o preço de vendas é preciso encontrar o equilíbrio.

Essa é a dúvida de todo empreendedor: que preço cobrar pelos produtos a serem ofertados? A precificação de produtos gera muitas dúvidas, principalmente em relação ao que os consumidores vão achar, se pagariam por esse valor, etc.

Mas acredite, a precificação de produtos não precisa ser algo assustador. Esse é um trabalho estratégico que tem impactos profundos em seu negócio e que com esforço e dedicação é possível chegar a um valor que cubra as despesas e aumente o lucro.

Como fazer uma boa precificação de produtos?

As duas formas de se fazer uma boa precificação de produtos é com base nos custos ou analisando o mercado e os preços dos concorrentes. Dar preço aos produtos não é apenas uma questão de estratégia para atração de clientes. Veja algumas razões para fazer esse processo com muito carinho:

  • Satisfação do consumidor: um preço justo e que cabe no bolso do cliente é uma boa razão para ele comprar o produto.
  • Público-alvo: o preço é uma forma de dizer ao mercado o tipo de consumidor que a empresa
  • Concorrência: o preço dá conhecimento ao gestor para ele saber até onde ir para se manter competitivo.
  • Descontos: é preciso ter uma margem mínima aceitável que assegure a empresa de qualquer prejuízo.
  • Resultados: um preço de venda adequado gera lucro e desenvolvimento.
  • Pagar obrigações: a precificação de produtos correta garante recursos em caixa para custear a operação e o pagamento das obrigações.

A melhor forma de acertar na hora de estabelecer o preço do produto ou serviço é:

  • Conhecendo os custos e as despesas (fixas e variáveis;
  • Definindo sua margem de lucro;
  • Vendendo com preço compatível com as exigências do mercado;
  • Usando fórmulas para precificar;
  • Buscando equilíbrio.

Procure contabilizar os custos, fique atento ao mercado, faça contas. Essa é a solução mais adequada para que o negócio se torne competitivo e rentável.