Controle Financeiro: quite suas dívidas em 2020

É certo que a maioria das pequenas empresas adquire algum tipo de empréstimo para começar ou financiar uma expansão, por isso, quitar dívidas é uma das metas mais importantes de alguns empresários para o novo ano. É isso que vai garantir o controle financeiro do seu negócio.

Dados do Serasa Experian indicam que em março de 2018,  5,034 milhões empresas brasileiras estavam com dívidas atrasadas no país, o que corresponde a um recorde histórico.  Na comparação com março de 2017, quando 4,622 milhões de companhias desse porte estavam inadimplentes, o índice havia registrado um crescimento de 8,9%.

Quer seja pessoal ou de negócios, transportar uma grande quantidade de dívidas pode ser estressante e nada sustentável para as empresas, levando-as à inadimplência e até à falência. Se a dívida está aumentando, é fácil sentir-se sobrecarregado e desestimulado a continuar no  mercado. Então, vamos conferir algumas maneiras de quitar dívidas da forma mais rápida possível e alcançar o controle financeiro.

Primeiro passo para o controle financeiro: descubra o que precisa quitar!

Primeiro, você tem que descobrir o que e para quem você deve. Só assim conseguirá obter o controle financeiro de sua empresa. Para isso:

  • Reúna todos os seus registros financeiros, documentos e informações da conta;
  • Acesse seus relatórios e verifique se há dívidas que você pode ter esquecido;
  • Anote todos os saldos e empréstimos pendentes, incluindo as taxas de juros e montante mensal de dívidas;
  • Crie uma planilha listando todos os cartões de crédito, dívidas e empréstimos, incluindo saldos e taxas de juros. É importante descobrir o valor total que você precisa pagar por mês para se manter atualizado;
  • Adicione suas outras despesas a essa planilha – comida, entretenimento, roupas, assistência médica, suprimentos etc. Descubra quanto você está gastando a cada mês, além dos pagamentos da dívida e acrescente esses dois números para obter seu gasto total;
  • Compare esse número com sua renda – você tem o suficiente para cobrir tudo?

É o mesmo processo para dívidas pessoais e empresariais – o primeiro passo é realmente entender a sua situação financeira. Que tal algumas dicas para resolver o problema e se acertar de uma vez por todas com os seus credores?

Controle financeiro: Planejamento é tudo!

Se você está alcançando o suficiente para cobrir todas as suas dívidas e despesas, você está em boa forma! Você só precisa ter o cuidado de manter seu orçamento e fazer seus pagamentos no prazo e na totalidade a cada mês.

Se não, você precisa criar um plano para pagar essa dívida o mais rápido possível. Para muitos tipos de dívida, você pode realmente trabalhar com o seu credor para ter suas taxas de juros reduzidas ou adiar os pagamentos por alguns meses – é mais difícil para eles se você deixar de pagar e eles estão dispostos a fazer um plano com pagamentos mais fáceis. Note que isso é menos comum para dívidas de negócios, mas não custa nada perguntar.

Muitas pessoas têm medo de ligar e admitir que estão lutando com pagamentos, mas os credores realmente apreciam isso. Então, não hesite em ligar para o credor hipotecário, credor auto, banco e outros credores. Pergunte sobre suas opções para reduzir seus pagamentos. Além de alterar a taxa de juros ou a duração de uma determinada dívida, eles podem sugerir refinanciamento ou empacotamento de algumas dívidas.

O que fazer para quitar as dívidas?

Uma vez que você tenha feito a cobertura básica de suas despesas mensais, é hora de começar a pagar as dívidas. Se você ainda estiver lutando para cobri-la, talvez seja necessário ajustar seus gastos para tentar liberar dinheiro para esses pagamentos. Viver com um orçamento reduzido, assumindo um padrão de vida abaixo do que você estava habituado, pode ajudar a economizar bastante.

A melhor maneira de pagar a dívida rapidamente é bastante óbvia – pague mais do que você paga todos os meses. No mínimo, você precisa acompanhar todos os seus pagamentos. Mas se você tiver um pouco mais de sobra, canalize esse dinheiro para pagar suas dívidas.

Existem várias estratégias diferentes para escolher quais dívidas pagar primeiro. Alguns especialistas sugerem que as dívidas com as taxas de juros mais altas (geralmente cartões de crédito) sejam pagas, uma vez que estão acumulando mais em pagamentos de juros.

Outros sugerem ir para as maiores dívidas, uma vez que mesmo uma baixa taxa de juros em grande quantidade pode abalar os grandes pagamentos.

Há ainda os que sugerem que é necessário pagar as menores dívidas primeiro e trabalhar até as grandes. Isso dá a satisfação de começar a pagar as coisas rapidamente, bem como tornar a vida mais simples, oferecendo menos contas para acompanhar.

Em geral, é provavelmente uma boa ideia assumir a dívida que está lhe custando mais juros, seja uma pequena dívida com uma alta taxa ou uma grande dívida com uma taxa baixa. Se todas as suas dívidas têm taxas semelhantes, a última abordagem pode ​​uma boa maneira de entrar no caminho certo.

Cuidado com as correções rápidas

Não existe milagre para quitar sua dívida de uma vez por todas. A menos que você ganhe na loteria. Somente com a criação de um plano coerente e disciplinado, você poderá se livrar de todos esses problemas.

Infelizmente, há muitas organizações por aí oferecendo “alívio da dívida”, programas que prometem reduzir seus pagamentos pela metade ou eliminar grandes parcelas de sua dívida.

Tome cuidado, pois essas medidas podem ser fraudes! Eles vão lhe pedir para pagar taxas ou uma quantia grande com a promessa de liquidar sua dívida. Mas, na realidade, eles não possuem qualquer poder sobre seus credores e você pode acabar perdendo seu dinheiro e aumentar seu problema

Permaneça focado em sair da inadimplência

Para a maioria dos indivíduos e empresas, a dívida é simplesmente parte da vida. Mas também pode ser uma parte assustadora, pairando sobre você e ameaçando seu futuro financeiro.

A boa notícia é que com alguma contabilidade e disciplina cuidadosa, você pode se livrar dessas dívidas. E trabalhar com seus credores pode tornar seu cronograma de pagamentos mais assertivo, seguro e rápido.

Controle integral das finanças

Se você sente dificuldade em controlar as finanças de sua micro, pequena ou média empresa, está na hora de pesquisar formas de automatizar e facilitar a administração de todas as suas despesas, receitas e rotinas administrativas.

Para isso, considere investir em um Sistema de Gestão Empresarial, um software com bom custo-benefício, que lhe possibilitará um controle total de todas as suas finanças. Isso é possível graças à integração inteligente de todos os departamentos e operações de sua empresa.

A Siac Sistemas oferece sistemas modulares, customizáveis e altamente funcionais para empresas de diferentes segmentos e regimes financeiros. Se você quer obter mais informações a respeito deste assunto, entre em contato e solicite uma demonstração. 

web Autor