Distribuidoras de medicamentos: práticas de gestão

Engana-se quem pensa que as distribuidoras de medicamentos possuem apenas um escopo mercadológico. Segundo Classificação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a atividade de distribuição de produtos farmacêuticos por atacado também tem um caráter de relevância pública.

É de responsabilidade dos distribuidores zelar pelo fornecimento adequado de medicamentos em uma área geográfica estipulada. Além disso, é de sua responsabilidade seu recolhimento, quando determinado pelas autoridades competentes.

Com efeito, não basta simplesmente comercializar os produtos

As distribuidoras de medicamentos devem estar em condições plenas de fornecimento rápido e assertivo aos estabelecimentos afiliados. Também devem assistir à população em todas as suas necessidades farmacológicas.

Além desses aspectos, diversas variáveis ocupam a rotina de gestão empresarial de empresas dessa natureza, como gestão, recursos humanos, controle financeiro, logística e tantos outros.

Diante de tantas responsabilidades, não é à toa que as distribuidoras de medicamentos precisam contar com boas estratégias de gestão.

Perspectivas para distribuidoras de medicamentos

Medicamentos são itens de primeira necessidade humana. Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a sexta posição do ranking de países que mais consomem remédios no mundo.

 As perspectivas são bastante promissoras para os próximos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a população acima dos 60 anos de idade deve passar de 14,9 milhões (7,4%), em 2013, para 58,4 milhões (26,7%) até 2060, em face do aumento da expectativa de vida.

Com o aumento na quantidade de idosos, prevê-se também o crescimento no consumo de medicamentos, pois doenças crônicas como hipertensão e diabetes surgem com a idade avançada.

É por esta razão que neste mercado as vendas costumam ser estáveis ao longo do ano. Além disso, crises na economia não alteram o rumo dos negócios.  Independente do cenário econômico, todos continuam comprando e consumindo medicamentos.  

Desafios das distribuidoras de medicamentos

Apesar de ser um mercado com inúmeras vantagens, a distribuição de medicamentos costuma limitar a entrada de novos empreendedores e oferecer uma concorrência acirrada.

Dessa forma, a automação de processos é um item indispensável para uma distribuidora de medicamentos. Alguns aspectos devem ser observados antes da escolha:

  • preço;
  • manutenção;
  • regularidade e
  • conformidade em relação às obrigações fiscais municipais e estaduais, suporte, atualizações e funcionalidades que atendam às exigências do ramo.

Ou seja, para as distribuidoras de medicamentos, um sistema de gestão passa a ser um item obrigatório.

De acordo com a Anvisa, os recursos informatizados desse tipo de empresa devem conservar com rigorosidade toda a documentação de compra e venda, e que contemple em forma de fatura, os itens a seguir;

  • Designação da nota fiscal;
  • Data;
  • Designação dos produtos farmacêuticos;
  • Número do lote;
  • Quantidade recebida ou fornecida;
  • Nome e endereço do fornecedor ou do destinatário, conforme o caso;
  • Número da autorização de funcionamento e da licença estadual ou municipal, atualizada;
  • Número da licença estadual/municipal, atualizada, do comprador.

Boas práticas de gestão para distribuidoras de medicamentos

Para adequarem suas rotinas administrativas à essas e outras exigências do ramo, as distribuidoras de medicamentos devem procurar softwares especialistas que entendem e contemplem as especificidades da área.

Há várias soluções disponíveis no mercado, entre elas o SIAD, desenvolvido pela Siac Sistemas. Entre os diversos benefícios oferecidos pela solução aos seus usuários, está o sistema Bionexo, responsável pela integração entre a empresa fornecedora e diversos marketplaces.

O software contempla o recebimento de demandas via automatização dos processos das cotações, o que gera ganho operacional, aumento das vendas e de performance, além de eficiência de gestão, possibilitando a tomada de decisões estratégicas.

Se você quer receber uma consultoria especializada para a sua distribuidora de medicamentos, entre em contato e solicite um atendimento!

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