Tecnologia: como incorporá-la ao seu negócio?

A tecnologia passou a fazer parte da vida humana de modo intenso e cotidiano. A partir do uso indiscriminado de todo o aparato digital disponível na atualidade, a forma como os indivíduos lidam com o mundo e com os outros seres humanos se transformou drasticamente.

As transformações de ordem tecnológica se deram em um período muito curto de tempo. Neste sentido, a medida que cresce a disponibilidade de recursos tecnológicos disponíveis, crescem também os desafios para as empresas. Elas devem se adaptar e inovar em mercados cada vez mais competitivos.

Se você ainda não está totalmente naturalizado com a tecnologia como a geração do milênio, como você pode adotar as últimas tendências tecnológicas para ajudar a administrar sua empresa com mais eficiência? Confira nossas dicas!

Tecnologia: A era da hiperconectividade

Você está acostumado a acordar, checar seus e-mails, fazer inúmeras ligações, usar o notebook para trabalhar de vários lugares. No final do dia, só quer chegar em casa para descansar em frente à TV.

Tudo isso é absolutamente normal, não é mesmo? Entretanto, quando se fala em mensuração da tecnologia, é preciso lembrar que a televisão colorida passou a ser comercializada há somente 60 anos.

Os celulares, indispensáveis para qualquer tipo de atividade moderna, surgiram no mercado há apenas 30 anos. Já os modelos com acesso à internet, só vieram a ser comercializados há cerca de 15 anos, com preços  inacessíveis. Vale ressaltar que a internet móvel também é recente.

Como usar a tecnologia para melhorar seu negócio?

Manter a mente aberta e ser persistente para se adaptar às novas tecnologias é fundamental. Desta forma, você conseguirá aplicá-las a seu favor . Dependendo do tamanho da sua empresa, você nem sempre terá o luxo de uma equipe de tecnologia para mantê-lo atualizado sobre todos os desenvolvimentos de ponta em seu setor.

A boa notícia é que você pode acompanhar todos os avanços por meio de sites e publicações do setor para saber o que é relevante para o seu negócio. Dedique um tempo do seu dia para estudar e acompanhar as principais tendências. Não fique para trás!

As novas tecnologias são projetadas para serem práticas e intuitivas

É provável que ao longo do processo você se encontre apreciando o processo de aprendizagem. Afinal, as últimas tendências tecnológicas podem realmente melhorar o seu negócio.

A tecnologia deve ser uma aliada da sua empresa

Para manter a sua empresa produtiva, competitiva e com alto nível de qualidade, é importante adotar a tecnologia como uma aliada. Isto garantirá suporte e soluções assertivas para todas as suas demandas operacionais. Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia pode melhorar seus negócios:

Folha de pagamento

Os aplicativos de folha de pagamento podem acelerar os contracheques, fazer depósitos diretos e cobranças automáticas. Além disso, esses softwares podem ser conectados com seu contador. Isto poupará seu tempo e recursos para focar em outras demandas da sua empresa.

Visibilidade online

Toda empresa deve ter um website, mas esse site é tão bom quanto as pessoas que o encontram. A tecnologia de marketing digital pode melhorar sua presença no mundo virtual e ajudar seus clientes a localizá-lo.

Gestão empresarial

Ninguém gosta de usar mil planilhas para ter o controle de todos os aspectos administrativos, financeiros e operacionais de uma empresa. O processo manual é dispendioso e sujeito a falhas que podem prejudicar o controle do seu negócio. Um bom sistema de gestão empresarial poderá lhe ajudar a otimizar o tempo, além disso, reduzir custos, ser mais produtivo e mensurar os resultados por meio de relatórios inteligentes.

Gestão de projetos

Em toda empresa sempre há um milhão de coisas que precisam ser feitas. Aplicativos de produtividade como podem ajudá-lo a acompanhar o que precisa ser feito e quando – você também pode sincronizá-los com seus calendários e outros programas para que tudo seja atualizado de uma só vez!

Por que adotar tudo isso?

Os consumidores da atualidade são mais experientes tecnologicamente do que nunca. Por isso, percebem quando as empresas têm sites, sistemas de processamento de pagamentos e outras tecnologias ultrapassados. Eles sempre querem a tecnologia mais nova e melhor, então, acompanhar as tendências de tecnologia mostra a seus clientes que você entende o que eles querem.

Como se manter atualizado com as últimas tendências tecnológicas?

Como a tecnologia muda tão rapidamente, pode ser difícil tentar acompanhar as tendências atuais. Flexibilidade e mente aberta, no entanto, servirão bem ao seu negócio.

Muitas empresas adotam um tipo de tecnologia e se arrastam com ela por anos a fio. A mentalidade que fundamenta este tipo de atitude é: “se não está quebrado, não conserte”. Entretanto, é um erro pensar assim e não inovar, buscar novas formas e tecnologias a seu favor. Lembre-se: você não pode esperar resultados diferentes, se age da mesma forma todos os dias.

Seus concorrentes já estão usando novas tecnologias e você não pode ficar para trás. Deixar de acompanhar as tendências tecnológicas mais recentes, sejam atualizações de software ou funcionalidades do website ou algum outro aspecto do seu produto ou serviço, pode significar a destruição do seu negócio.

Eduque-se sobre novas tecnologias para fazer a sua empresa prosperar e crescer com um bom alicerce e com boas perspectivas

Para isso, faça pesquisas e busque recursos gratuitos ou pagos na forma de periódicos, blogs e sites, voltados especificamente para novas tecnologias relevantes em seu campo.

Encontrar as publicações certas para o seu nicho de mercado vai lhe possibilitar um ponto de partida e o familiarizar com a linguagem de tecnologia e os produtos disponíveis. Isso lhe dará uma noção de quais opções estão disponíveis e como outras empresas estão aproveitando-as.

Outra maneira de acompanhar as últimas tendências tecnológicas é fazer um inventário de qual tecnologia você usa e tentar otimizar suas necessidades tecnológicas atuais. Se você tiver vários programas diferentes para diferentes aspectos do seu negócio – por exemplo, folha de pagamento e contabilidade – veja se há redundâncias. Pesquise se há um sistema de gestão mais recente e avançado que possa agregar várias necessidades em um único processo.

Pesquise novas tecnologias!

Quando você ouvir falar de uma nova tecnologia ou programa que está sendo usado pelos seus concorrentes, faça algumas pesquisas sobre ele! Descubra o que o diferencia das ofertas mais antigas e o que outros proprietários de empresas estão dizendo sobre isso. Organize seu tempo, faça perguntas e decida se a nova tecnologia é adequada para o seu negócio.

Se mesmo assim não for suficiente, não hesite, peça ajuda! Fale com algum conhecido que domina o assunto ou solicite uma consultoria gratuita com a Siac Sistemas. Estamos sempre disponíveis para lhe ajudar e orientar sobre o que há de mais eficiente em tecnologia para o segmento empresarial.

web Autor