O advento digital promoveu uma grande transformação em vários segmentos comerciais. Com efeito, as papelarias também foram impactadas pelas novas tecnologias. Nota-se que algumas dessas empresas já iniciaram suas atividades no ambiente virtual, enquanto muitas outras ainda estão se adaptando às mudanças.
É evidente que há muitos tipos de papelarias: as tradicionais, as de grande porte, as de pequeno porte e ainda as que estão concentradas na venda física focada em regiões específicas. Para todas essas, vale uma lição importante: os empreendedores do segmento precisam se conscientizarem sobre a necessidade de automação e inovação para o sucesso.
É preciso aprender a identificar o público, seus hábitos de compra, os fundamentos da comunicação e as ferramentas e táticas de que você precisa para tornar seu negócio atrativo. Pensando nisto, listamos uma série de dicas que vão ajudar a sua papelaria a se manter competitiva, lucrativa e inovadora.
Tenha projeções financeiras bem definidas
Para que uma empresa alcance o sucesso, não basta que os empreendedores e colaboradores trabalhem aleatoriamente esperando os resultados. É imprescindível que cada empreendimento tenha um planejamento de negócios e finanças bem definido.
Projeções financeiras, como um ponto de equilíbrio calculado, e despesas e receitas projetadas, ajudarão os credores a determinar se um empréstimo para pequenas empresas ajudaria ou prejudicaria sua empresa neste momento.
Conheça seu público-alvo
A venda de produtos e serviços de uma papelaria perpassa pelo atendimento direto ou virtual com o cliente. Este fato facilita o acesso da sua empresa aos principais hábitos, necessidades e anseios do seu público-alvo.
Por isso, é importante que os empreendedores deste ramo invistam na pesquisa e coleta de dados relevantes de seus clientes, formando uma base com cadastro de clientes destes consumidores para que possam iniciar um relacionamento duradouro e sólido.
Se você sabe que o Cliente X costuma comprar materiais escolares para determinada série escolar, ficará mais fácil entrar em contato com ele para apresentar produtos que sejam relevantes para ele. Assim, você se torna mais assertivo e proativo em suas ações.
Invista em comunicação e marketing
Você provavelmente já ouviu falar muito sobre marketing e comunicação? Mas o que exatamente isso significa? Basicamente, se refere a apresentação de seus negócios para a mídia e o público.
Há muitas maneiras de obter uma cobertura impactante para as suas estratégias de comunicação. Entretanto, a mais usual e eficiente diz respeito a abordagem dos principais problemas e anseios do público-alvo, criando entretenimento de marca, comunicação de crise e se envolvendo com a sociedade de forma responsável e sustentável.
Para o segmento específico de papelarias, não se trata apenas de cuidar de campanhas publicitárias, mas sim, apresentar seus negócios de forma abrangente. Seu objetivo é criar uma atenção positiva de seus serviços e produtos para que o público perceba sua marca de maneira positiva e seja incentivado a se relacionar com sua empresa.
Por isso, não hesite em tornar sua papelaria impactante. Se você tem condições de iniciar a comercialização através de e-commerce, ótimo! Se esse não é o seu foco e você prefere concentrar suas atividades em sua região, não há nenhum problema nisto.
Contudo, considere adotar ao menos duas estratégias gratuitas no ambiente virtual que podem deixar sua empresa em evidência: em primeiro lugar, abra uma conta no Google Meu Negócio para deixar o endereço e contato de sua empresa à mostra. Posteriormente, invista no relacionamento com seu público via redes sociais.
Automação comercial para papelarias
A rotina de uma papelaria é intensa e fica ainda mais agitada entre os meses de janeiro a março em decorrência do início letivo escolar. Neste contexto, um dos grandes desafios deste segmento é manter a qualidade, agilidade e competividade no atendimento.
Em matéria de gestão empresarial, as papelarias demandam operações mais complexas em vendas e estoque, afinal, esses são os pilares deste tipo de empreendimento. Diante da alta concorrência, seja ela virtual ou física, os empreendedores deste ramo precisam estar atentos para que todos os departamentos estejam afinados e ligados aos mesmos ideais de sucesso.
Independentemente do tamanho ou tipo natureza financeira, a automação eficiente das papelarias pressupõe o uso de um software inteligente que ofereça todo o suporte necessário para o controle das operações passadas e futuras, já que a garantia de um bom atendimento reside na oferta rápida e eficiente dos produtos ao cliente final.
Como escolher o software ideal?
As papelarias necessitam de um software com recursos simplificados, práticos e funcionais. Por isso, é importante ficar atento para adotar um sistema que possui ferramentas adequadas parar o segmento.
Pensando nestes aspectos, a Siac Sistemas, que está há mais de 25 anos no mercado de gestão empresarial, desenvolveu um software especialista para papelarias. O programa contempla todas as operações de vendas e caixa, estoque, logística e administração, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais e gerenciais.
Além disso, o software é customizável e pode ser adaptado para atender as diferentes especificidades de cada tipo de papelarias. Outro recurso importante é o SIAC BI, responsável pela organização inteligente da empresa, já que atua diretamente na otimização de processos e melhora da capacidade de tomada de decisões.
Se você ainda tem dúvidas sobre a automação de sua papelaria, entre em contato com a Siac Sistemas e solicite uma demonstração gratuita!