Não importa qual é o seu tipo de negócio: o atendimento de excelência é um dever, um componente vital e imprescindível para o seu sucesso. Deixar os clientes satisfeitos é uma forma infalível de fazer com que eles permaneçam leais e recomendem os seus serviços para outras pessoas. Afinal, uma das grandes estratégias de marketing ainda é o boca-a-boca, certo?
Muitos empresários têm dificuldade em lidar com o atendimento ao cliente. No entanto, a regra para ter êxito neste aspecto é simples e altamente aplicável: tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Parece óbvio? Pode até ser! A questão é que grande parte dos empreendedores se ocupam com outras questões gerenciais e acaba negligenciando este ponto tão importante para suas empresas.
Neste artigo, listamos 10 dicas para você melhorar o atendimento da sua empresa e fazê-la decolar!
1. Para um bom atendimento, seja amigável e receptivo!
A primeira regra é tão simples que até inspira risos. Mas a verdade é que você precisa ser caloroso, educado, gentil, prestativo e amigável com seus clientes, deixando-os satisfeitos. Ofereça sempre o seu melhor sorriso, pergunte se está tudo bem, mostre seus produtos e serviços com prestatividade, agradeça e não hesite em fazer com o que o seu cliente se sinta à vontade. Isso vai ensejar simpatia, cordialidade e conexão imediata! Ah, e não se esqueça de exigir o mesmo de seus colaboradores.
2. Trate seus clientes com integridade
Os seus clientes são os maiores ativos da sua empresa. É por eles que o seu negócio existe e prospera. Por isso, trate-os com integridade e respeito, enxergando-os não somente como números de cartão de crédito, mas sim, como pessoas repletas de sentimentos, opiniões e anseios. Reserve um tempo para ouvi-los, considere as suas preocupações com seriedade e fique sempre à disposição para ajuda-los em tudo que for necessário.
3. Fique atento
As pessoas possuem diferentes opiniões, visões e valores. E isso não está errado. O mundo é diversificado e é isso que o torna tão incrível. Por isso, se os seus clientes se queixarem de algo que deu errado ou de um produto ou serviço que não correspondeu às expectativas que eles nutriam, não tente contra argumentar ou rebater como se a fala deles fosse um mero ataque ao seu trabalho.
Deixe que o seu cliente exponha todas as insatisfações, ouça as preocupações e reflita antes de responder. Só o fato de ser ouvido, já faz com que a experiência seja satisfatória. Pondere e sempre tente deixar o seu cliente satisfeito, mesmo que esteja certo, priorize o bem-estar das pessoas e veja como este tipo de atitude pode melhorar o relacionamento entre sua empresa e os públicos com os quais ela se relaciona.
4. Seja positivo
Dizer frases positivas ao invés de frases negativas, pode aumentar a satisfação do seu cliente. Então, nada de dizer: “eu não consigo fazer isso”. Apenas diga: “eu vou verificar o que posso fazer por você”. Isso aumenta a credibilidade e boa imagem da sua empresa.
5. Ofereça soluções, não desculpas
Os clientes chegam até você para reclamar porque não estão felizes e desejam que você conserte alguma coisa. Faça o seu melhor e tente dar a eles o que estão pedindo, sabendo que se algo deu errado, você pode consertar.
Certifique-se de atender as necessidades do seu público-alvo: eles querem descontos, promoções, alteração nos produtos e serviços? Então providencie! Faça o que for possível para corrigir quaisquer problemas.
6. Seja verdadeiro em qualquer circunstância
Assumir os erros é algo difícil para qualquer empresa ou equipe. Entretanto, se as medidas tomadas por seu empreendimento deram errado, a forma mais assertiva de corrigir a falha é assumir de modo honesto e verdadeiro. Explique-se e procure compensar o seu cliente pelo transtorno causado. Essa medida poderá reverter a experiência e fazer com que o seu cliente perceba que você se importa com ele.
7. Vá à milha extra
Na era da informação, as pessoas tendem a ter um alto grau de conhecimento acerca dos produtos e serviços que desejam adquirir ou contratar. A identificação dos clientes com as marcas perpassa pelo nível sensorial, tendo em vista que, a venda ocorre não mais pelo mero caráter comercial, e sim, por uma conexão de valores, visão e concepções de mundo. Por isso, procure se posicionar acerca de assuntos relevantes para o debate social e certifique-se de oferecer uma experiência de excelência aos seus clientes. Invista em pequenos mimos e gentilezas: um cartão escrito à mão ou um brinde extra podem fazer toda a diferença.
8. Não hesite em pedir desculpas
Se a sua empresa errou, não perca tempo e peça desculpas. Invista em uma comunicação horizontal e baseada no diálogo. Priorize o bem estar de seus clientes e perceba que quanto mais estiverem satisfeitos, mais leais serão à sua empresa.
9. Peça Feedback
É importante saber o que os seus clientes pensam a respeito da sua empresa. Por isso, procure descobrir o que seus clientes pensam e comentam acerca do seu negócio. Isso poderá lhe ajudar a ajustar a qualidade e credibilidade de seus produtos e serviços.
Uma boa forma de saber a opinião de seu público-alvo é motivá-los a avaliar o seu negócio via redes sociais. Essas plataformas oferecem recursos e páginas específicas para este tipo de mensuração.
10. Tenha um cadastro de clientes
Para um bom atendimento, manter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para o seu sucesso. Por isso, invista em um bom sistema de gestão e efetue o cadastro de todos os seus clientes. Dessa forma, você poderá ter um controle digital de cada operação e característica de seus clientes, possibilitando prever futuras compras ou até mesmo o envio de cartões de aniversário, avisos de ações promocionais e descontos especiais.