Regime de tributação: qual a melhor opção para sua empresa?

Antes de abrir uma empresa é necessário definir a qual regime de tributação ela obedecerá. Para isso, é necessário saber qual tipo de empresa tem mais a ver com o futuro do negócio?

É fundamental analisar qual o melhor regime de tributação, antes mesmo de abrir um negócio próprio, para adequar a contabilidade da empresa. Essa é a oportunidade que o empreendedor tem de evitar pagar impostos, acima do que a lei prevê. O regime de tributação é o sistema de cobrança de impostos é ele quem vai indicar os tributos que deve ser pagos ao governo.

Para cada tipo de negócio, há um tipo de regime de tributação. A escolha correta para empresa evita problemas futuros.

Tipos de regime de tributação

São 3 tipos de regime de tributação: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Conheça as principais características de cada um deles. O ideal é que a escolha do regime tributário seja orientada por um contador profissional.

Simples Nacional

Regime de imposto criado em 2006 para simplificar o pagamento de tributos por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Esse tipo de regime apresenta baixas alíquotas e vários benefícios. As empresas que se enquadram nesse tipo possuem uma pequena carta tributária. Empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, podem se enquadrar no Simples Nacional.

Lucro Real

No lucro real os impostos são calculados com base no faturamento total da empresa, ou seja, a tributação é calculada com base no lucro líquido. Para entrar no regime de lucro real, a empresa deve possuir receita bruta de até R$ 78 milhões.

Lucro Presumido

Já no lucro presumido, sua tributação é calculada com base em uma margem de lucro estipulada, com uma estimativa de receita para o trimestre. De acordo com a legislação tributária essa estimativa pode variar entre 1,6% e 32% de faturamento. Nem todas as empresas podem optar por esse tipo de tributação, pois há restrições com relação ao lucro e ao objeto social.

Cada um desses regimes possuem uma alíquota diferente e uma forma distinta de calcular os impostos. Poder contar com a ajuda de um profissional de contabilidade é fundamental, ele pode orientar melhor o empresário. Dessa forma, o pagamento pode ser feito sem causar prejuízos à empresa.