Receita notifica devedores pelo Alerta Simples Nacional

Só no estado de Goiás foram cerca de 2 mil empresas que foram notificadas, para regularizarem sua situação antes da autuação. E entre essas 2 mil, 200 foram acionadas diretamente pela Receita Federal do Brasil, pois tinham dívidas mais altas com os fiscos, cerca de R$ 32 milhões em diferença de faturamento.

Outra forma de confrontar os dados além das NF-es emitidas para as empresas do Simples Nacional e também, os arquivos das operadoras de cartão de crédito/débito e os faturamentos para órgãos públicos. Ambos podem ser utilizados para confrontar com os dados da Receita, informados pelos contribuintes.

O que é o Alerta Simples Nacional?

O Alerta Simples Nacional tem por objetivo destacar as irregularidades das empresas que optaram pelo simples nacional, apuradas pelo cruzamento de dados realizados pelos fiscos envolvidos no projeto. Dessa forma é possível promover a autoregularização das empresas apontadas.

Essa é a oportunidade que as empresas têm de regularizar suas divergências detectadas e que são disponibilizadas no Portal do Simples Nacional antes de serem fiscalizados.

Além disso, o Alerta Simples Nacional promove simultaneamente a concorrência leal, o equilíbrio de mercado e melhora o ambiente de negócios no país, por meio da atuação integrada dos Fiscos.

É da obrigação das empresas optantes pelo simples nacional regularizar as divergências detectadas a partir de comunicados, que estarão disponíveis no Portal do Simples Nacional. Esse é um canal de uso obrigatório para gerar guia de pagamento do regime simplificado.

A autoregularização é importante para que as empresas se mantenham no regime tributário simplificado e favorecido de pagamento de tributos, no contrário a empresa pode se tornar objeto de procedimento de fiscalização, podendo ainda ser excluída do regime.

A importância do Alerta Simples Nacional

Todo mundo sabe que se os documentos de uma empresa não estiverem organizados de acordo com a legislação tributária da Receita Federal, ela corre sério risco de ser autuada. Por isso, esteja sempre atento ao crescimento do arsenal tecnológico do Fisco, para que você esteja sempre preparado e principalmente, não ser pego de surpresa.

A omissão de receitas com base nas NF-es tem sido um dos principais alvos do Fisco, isso porque o indício de irregularidade, ultrapassa os R$ 1,7 bilhões. De acordo com o Fisco, em 2016 foram identificadas omissões decorrentes do cruzamento da receita bruta oferecida à tributação e os documentos fiscais emitidos pelos próprios contribuintes.

Essa omissão de receitas gera multa, em caso de configuração de crime tributário. Além disso, a empresa fica sujeita que a Receita Federal promova uma Representação Fiscal para Fins Penais junto ao Ministério Público Federal.

Para 2017, há diversos outros alvos de fiscalização e a Receita, já acompanha o recolhimento dos valores do imposto de renda. Por isso, mantenha os dados fiscais de sua empresa atualizados e organizados de forma prática e segura. Evite multas pela falta de gestão da sua empresa, com a Siac Sistemas você encontra a solução ideal para realizar os seus controles fiscais.