PCP: o que é o plano de controle de produção?

A sigla PCP refere-se a Planejamento e Controle da Produção, ou seja, é um processo que faz a gerencia das atividades de produção da empresa. O PCP envolve todas as operações e consolidação das informações.

Para os setores de produção e logística, o plano de controle de produção é algo fundamental. Suas funções envolvem:

  • Planejamento: o que e quando será produzido;
  • Programação: recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho;
  • Controle: monitoramento e correção dos desvios da produção.

Além disso, o PCP ainda determina as quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitar o fluxo de insumos, quais etapas de cada processo de manufatura, etc.

Como funciona o PCP?

Antes de implantar o PCP, existem algumas etapas que deve ser realizadas. Conheça as principais:

Previsão de demanda

Essa etapa é o que garante aos gestores dimensionar a produção e quais os recursos serão necessários para isso. A previsão de demanda no PCP permite aplicar uma estratégia de produção voltada para estoque.

Planejamento da capacidade de produção

Com os dados da previsão de demanda é possível verificar a capacidade de produção da empresa, se ela está adequada ou se precisa aumentar ou reduzir de acordo com a demanda.

Controle de produção

Essa etapa é voltada para o acompanhamento da produção, com o intuito de verificar se tudo está de acordo com o que foi planejado. Todos os dados obtidos nessa etapa devem ser armazenados, para que possam ser utilizados em decisões futuras.

O PCP pode otimizar a produção da empresa, o que permite obter mais lucros e reduzir as falhas, retrabalhos e custos desnecessários em uma produção. O planejamento e o controle da produção são as ferramentas ideais para se conquistar mais produtividade.