Lucratividade e rentabilidade: você sabe qual a diferença?

Lucratividade e rentabilidade são dois indicadores simples e indispensável para qualquer empresa, independente do seu tamanho e atuação. Mas, ainda é muito comum encontrar empresários falando de rentabilidade, quando na verdade estão se referindo a lucratividade ou vice-versa.

É preciso estar atento pois lucratividade e rentabilidade são dois conceitos distintos. O risco de misturar esses dois, é que os resultados dos negócios podem ficar mascarados, resultando em uma gestão menos eficiente. É fundamental entender bem o que se passa com o negócio, pois uma empresa pode ser lucrativa e ainda assim, não ser rentável.

Aí está a importância de entender bem a diferença da lucratividade e rentabilidade.

As diferenças entre a lucratividade e rentabilidade

Com certeza, o maior interesse de qualquer gestor, está em calcular todo o retorno com suas vendas e investimentos. Esses índices são fundamentais para que ele possa fazer suas projeções de caixa, planejar o crescimento da empresa e muito mais.

Porém, ainda há confusão entre os conceitos de lucratividade e rentabilidade, apesar de serem coisas distintas, mas de igual importância.

A lucratividade tem como base o valor do lucro líquido e a receita total gerada por determinado produto. Enquanto a rentabilidade leva em conta o lucro líquido e o valor investido no produto. É a rentabilidade que sinaliza o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo. Sempre que se fala em lucratividade e rentabilidade, a primeira ideia é de ganho. Quando na verdade são formas diferentes de analisar os resultados de um negócio.

Conheça melhor os índices de lucratividade e rentabilidade e como calcular cada um deles.

Lucratividade

Os lucros obtidos com os produtos vendidos em relação a receita total, diz respeito a lucratividade. De forma bem simples, lucro nada mais é do que a receita das vendas menos as despesas e custos, deduções e tributos.

A lucratividade é a variável mais estimada pelos gestores. É ela que permite verificar o quanto se ganhou ou se pretende ganhar com a venda de determinados produtos. Essa métrica vai ajudar a avaliar qual será o preço do produto ou serviço uma vez que o preço de custo é levado em consideração para determinar o preço de venda.

É dessa forma, que se define com clareza qual será a margem de lucro que a empresa vai operar. A fórmula básica para descobrir a lucratividade é:

Lucratividade=Lucro Líquido x 100 / Receita total.

Rentabilidade

A rentabilidade avalia o retorno sobre o investimento, que pode ser de um determinado produto ou serviço, ou da empresa. É por meio da rentabilidade que é possível descobrir a eficiência da gestão em relação ao desempenho do negócio.

Conhecer a rentabilidade da empresa é fundamental para ver se o negócio “vale a pena” ou se gerará dívidas e prejuízo. Trata-se de uma análise mais abrangente em relação ao empreendimento, pois a partir dele é possível saber qual rumo está tomando, ou qual se deve tomar.

Para calcular a rentabilidade de uma empresa é bem simples e muito semelhante ao da lucratividade. Confira:

Rentabilidade=Lucro líquido x 100 / Valor investido.

Conhecer bem os conceitos de lucratividade e rentabilidade é fundamental para saber exatamente quais são os resultados de um negócio. Avaliar apenas um ou outro, pode dar a falsa impressão de que o empreendimento é bem-sucedido, quando a realidade não é bem assim.

Para obter uma boa avaliação dos negócios é primordial conhecer a diferença entre tais. Medir corretamente, com o apoio de um sistema de gestão, também é fundamental para qualquer negócio.