Lições de proatividade e liderança de Game of Thrones

Lições de proatividade e liderança estão nas entrelinhas da série Game of Thrones. O mercado está cada vez mais competitivo, em busca de profissionais qualificados e que tenham proatividade.

As séries de TV são um meio de diversão para as pessoas. Mas para aqueles que conseguem ver as lições por trás de cada trama, aprendem como utilizá-las no universo profissional. Entre as séries do momento, Game of Thrones foi escolhida por suas lições de proatividade e liderança.

Lições de proatividade e liderança de Game of Thrones

São muitas as lições de proatividade que podem ser encontradas em Game of Thrones. Veja as lições extraídas abaixo e como elas podem ser aplicadas no dia a dia.

  • Construção de reputação e caráter: Jon Snow com suas atitudes e o desapego ao poder faz dele, um modelo de caráter diante de aliados e inimigos. Em um ambiente de trabalho, ética e cumprimento de promessas são atitudes positivas, vistas como a construção do respeito mútuo.
  • Atitude em momentos difíceis: “O homem que dá a sentença deve balançar a espada”. Nessa frase, Eddard Stark faz referência à responsabilidade atrelada à liderança. Ser líder é também colocar a mão na massa junto a sua equipe e não esperar que as coisas aconteçam.
  • Pensar fora da caixa para progredir: “Eu não vou parar a roda; eu vou quebrar a roda”. Daenerys Targaryen leva o público à reflexão sobre a necessidade de mudança, quando os resultados não são atingidos.
  • Aliados fortes são indispensáveis: Daenerys Targaryen consegue novos seguidores a cada temporada, o que reforça o seu exército em busca de seu trono por direito. O bom funcionamento de uma empresa depende de uma equipe unida e uma boa comunicação em todas as áreas.
  • Entre no jogo e esforce: outra entre as importantes lições de proatividade: “a mente precisa de livros, assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada”. Na frase de Tyrion Lannister deixa claro que sem esforço não há resultado, um bom líder precisa buscar sempre o conhecimento, para que os resultados sejam alcançados de maneira satisfatória.

Diversas lições de Game of Thrones

A série e baseada nos livros As crônicas de gelo e fogo e está repleta de significados, que podem ser aplicados tanto na vida pessoal como profissional. Lições de proatividade e liderança estão presentes em muitos outros lugares e a sétima temporada chegou com novas lições de proatividade, exemplos de liderança, persuasão, amor próprio, identidade e outros.

Quais são as lições que você já encontrou? Compartilhe deixando o seu comentário abaixo.