Fluxo de caixa como ele pode ajudar a sua empresa

O fluxo de caixa é a capacidade que uma empresa tem de prever o seu futuro e tomar as melhores decisões para o negócio. Imagine o fluxo de caixa como o pulmão financeiro da sua empresa. Para que ela respire bem e tenha fôlego suficiente para voar mais alto é fundamental, ter um controle eficiente do fluxo de caixa.

Fluxo de caixa é toda entrada e saída de recursos financeiros de uma empresa. A entrada é tudo o que é proveniente de venda de produtos ou serviços, ou da venda de algum ativo da empresa. Já a saída são todas as despesas e compromissos que a empresa precisa honrar, como pagamento de funcionários, etc.

Dentro da gestão financeira o fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para a empresa. Seu principal objetivo é demonstrar e projetar para o futuro, os resultados de todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

Com o fluxo de caixa bem feito, o dono do negócio tem tudo o que precisa a mão para a tomada de decisão. Uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. É um instrumento fundamental, que reflete todos os resultados da gestão financeira.

Benefício do fluxo de caixa

Para aproveitar melhor e cumprir com o seus objetivos, o fluxo de caixa precisa ter seus relatórios gerados periodicamente. Diário, semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com a necessidade da empresa.

O bom desenvolvimento de uma MPE, também necessita do uso e a manutenção do fluxo de caixa. Esse é um instrumento de inúmeras vantagens para aqueles que sabem aproveitar o melhor dele, como:

  • Prever, planejar e controlar entradas e saídas de cada período;
  • Verificar se o recebimento será o suficiente para cobrir os gastos;
  • Antecipar decisões quanto à falta ou sobra de dinheiro;
  • Verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
  • Ter subsídio para ajustar o preço de venda;
  • Verificar a possibilidade de fazer promoção ou liquidação;
  • Informações necessárias para confirmar se os recursos financeiros próprios são suficientes ou se é preciso de dinheiro extra.

Conheça a Siac Sistemas e todas as soluções que a empresa pode oferecer para o seu negócio.