Como obter um certificado digital?

O certificado digital é um meio de tornar seguro o envio e o recebimento de documentos pela internet. É a forma mais fácil e rápida de provar que o documento é verdadeiro. Esse documento eletrônico leva uma assinatura digital, é ela que comprova a sua autenticidade.

Vale ressaltar, que a transmissão de um certificado digital só deve ser feito em conexões seguras, ou seja, próprias para o envio de informações criptografadas. Devido às suas características e principalmente a sua segurança, o certificado digital é muito utilizado por empresas, governos e quaisquer outras instituições.

O certificado digital é o meio de tornar seguro todas as transações realizadas pela internet. Essas ações podem ser a emissão ou o recebimento de documentos, acesso ou a disponibilização de informações confidenciais, diminuição de processos burocráticos e outros.

Prefeituras e governos estaduais, também estão utilizando o certificado digital, o que significa que há uma série de procedimentos que podem ser realizados.

Passos para emissão do certificado digital

O primeiro passo para obter um certificado digital é escolher uma das Autoridades Certificadoras.

Feito isso é necessário solicitar no site da Autoridade Certificadora a emissão do certificado. Lá deve ser informado se pessoa física ou pessoa jurídica e o tipo, que em geral são A1 com validade de um ano e armazenado em computador. E o A3 com validade de até 5 anos e armazenado em cartão ou token criptográfico.

Além desses dois modelos, há também os do tipo T e S. Informações sobre custo do certificado digital e formas de pagamento, serão informados no próprio site e também, a documentação e equipamentos necessários para emissão.

O terceiro passo é agendar o dia e horário de comparecimento na Autoridade de Registro. Nesse dia, a presença é essencial para validar os dados preenchidos na hora da solicitação. É necessário levar os documentos obrigatórios e o solicitante passará pelo processo de cadastramento biométrico, biografia facial e das digitais. Todo esse processo é chamado de validação presencial.

Feita a verificação dos documentos e confirmação da identidade, no quarto passo o certificado já estará pronto. Em caso do tipo A1, a Autoridade Certificadora notificará o cliente sobre os procedimentos para baixa-lo. Já no caso do tipo A3, o certificado é entregue em cartão ou token na própria Autoridade Certificadora.

Qualquer dúvida ou dificuldade após a aquisição do certificado, basta entrar em contato com a Autoridade Certificadora. Ela deve prestar todo o suporte técnico para o correto uso e instalação.